Os fatores para o aumento da inflação no país são vários, ela é afetada por desequilíbrio na economia , onde a oferta é maior que a procura, o dólar ,e os juros encima de produtos e serviços. Mas o cenário negativo começa a mudar, dados positivos começam a surgir, mostrando que, o Brasil começa a dar passos de retomada no equilíbrio econômico.
Dados divulgados hoje, (09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),indicam que, o Índice de Preços ao consumidor Amplo (IPCA),sendo considerado a inflação oficial , mostra que de outubro para novembro houve uma queda na inflação, os números passaram de 0,26% para 0,18% sendo essa a menor baixa desde de 1998.
Esse baixa da inflação é em decorrência da queda dos preços em vários setores importantes para a geração de renda, como alimentos que passou de -0,5% para -0,20%, vestuário que saiu do 0,45% para 0,2% e transporte que passou de 0,75% para 0,28%).Mesmo com esses resultados melhorando, o momento ainda requer cuidado.
Ainda esta longe de chegar ao ideal, mas segundo especialistas o IPCA, terminará em 2016 em 6,69 ainda considerado um número alto, já que a média da inflação para 2016 era ficar na faixa dos 4,5%. Para a coordenadora do PSDB/Mulher –Ma, Pryscilla Moraes, “esses dados só demostram que o Brasil esta voltando a se equilibrar”.