O Brasil vem passando por um processo delicado, atualmente o país tem 11,4 milhões de desocupados um dado preocupante para a sociedade brasileira.
O Maranhão também foi afetado com o desemprego, segundo dados da Amostra de Domicílios Continua (PNAD Continua), sobre o mercado de trabalho brasileiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre (abril /Junho) o estado ficou em 11,8% de desocupados.
O que chama atenção, em outro dado divulgado pelo IBGE é que, a maior taxa de decupados no estado é de mulheres que alcançou 13,8% no segundo trimestre e dos homens chegou á 10,5%, em grupo por idade os mais afetados pelo desemprego no Maranhão foram os jovens com idades de 18 á 24 anos atingindo 24,8%, na capital esse índice chega á 39,4% um número bem alto.
Agora, levando esses índices para a capital São Luís, o número de pessoas fora do mercado de trabalho chega 16,4% no segundo trimestre desse ano ,comparando ao mesmo trimestre de 2015 o aumento foi de 2, 3 pontos percentuais. Os dados são preocupantes, mas é necessário buscar formar práticas e eficientes para ajustar e recolocar as pessoas de volta ao mercado de trabalho, ressaltou a presidente estadual do PSDB Mulher MA, Pryscilla Moraes.