Os desafios eram muitos, mas não maiores que a vontade dos sul-mato-grossenses de edificar aqui, os ideais da social democracia. O primeiro presidente foi Saulo Queiroz, que abriu caminho para que outras lideranças também abraçassem essa causa. Em 1993, desembarcou no ninho tucano uma das maiores lideranças politicas do Estado. Lúdio Coelho fez da simplicidade sua marca e abriu o partido para o debate e a participação popular. Lúdio foi responsável pela criação dos primeiros núcleos segmentados do partido. O PSDB mulher, o primeiro do país, e a Juventude do PSDB. Depois de dar vez e voz à sociedade do PSDB passou a liderar um projeto de formação politica que percorreu todo o Estado, levando a mensagem do partido aos militantes e filiados. Novas lideranças foram chegando ao partido, como Reinaldo Azambuja, um jovem determinado que se tornou prefeito de Maracaju, deputado estadual e federal até ser eleito o primeiro governador do PSDB de Mato Grosso do Sul. O governo de Reinaldo implantou um modelo de gestão inovador, responsável que está transformando o Estado para melhor.
Hoje o PSDB está organizado em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Acolheu no ninho outros segmentos sociais que passaram a introduzir nos debates do partido, pautas como a luta por direitos das mulheres, dos negros, dos jovens e da comunidade LGBT. E o partido cresceu. Em quantidade e em qualidade. Hoje o PSDB de Mato Grosso do Sul conta com o governador, três deputados federais, 5 estaduais, 40 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 164 vereadores.
30 anos depois de chegar ao Mato Grosso do Sul, o PSDB continua sendo o partido a esperança, da responsabilidade e principalmente, o partido dos sonhos e dos ideais da social democracia. Esse vídeo reúne depoimentos de pessoas que ajudaram e ainda ajudam a construir essa história.