O nosso país vem enfrentando uma grave crise nos últimos tempos e passando por um momento tenso na política e na economia, situação que se agravou com a condução coercitiva do ex presidente Lula esta manhã, além de denúncias contra a presidente Dilma Roussef que reforçaram a delação do Senador Delcídio do Amaral, divulgada ontem.
A gravidade do momento não permite oportunismo político. Não vamos tripudiar ninguém, mas esse é um momento crucial, que traz grandes impactos sociais, mas também traz mais esperança ao povo brasileiro, pois a crise não é permanente, nem diz respeito apenas aos partidos e políticos, mas diz respeito à economia, e à vida dos trabalhadores.
Estaremos sempre em defesa da democracia, fortalecendo e apoiando as instituições independentes dos Poderes, que é o caso da Polícia Federal e do Ministério Público, que nos mostra sua força e autonomia à frente das investigações.
A lei é dura, mas é lei, e deve ser aplicada. Não existe perseguição a partidos e/ou políticos, o que existe são pessoas a favor do Brasil.
Em meio a esse turbilhão a economia reage: a bolsa de valores subiu e o dólar teve baixa. Como pode o governo enfraquecer e a economia reagir positivamente como aconteceu hoje? Podemos ver que a economia do Brasil está ligada diretamente às pessoas que estão no poder. O PIB caiu e fechou o ano de 2015 em 3,8%, sua pior taxa em 25 anos.
Apenas a agropecuária cresceu em 2015, a alta foi de 1,8% em relação ao ano de 2014, sob influência da soja e do milho. O agronegócio brasileiro ganhou participação na economia com 23% de fatia no Produto Interno Bruto. O Mato Grosso do Sul tem umas das maiores contribuições entre todos os estados no setor, o que reforça a importância do agronegócio para o nosso estado.
Não vamos deixar que a fragilidade do governo nos tire do foco.
Quero reafirmar o compromisso com as crenças, os valores e a constituição, que fortalecem a confiança nas lideranças.
Estamos juntos para fazer o que for necessário.
Campo Grande, 07 de março de 2016.
Flavio Kayatt
Deputado Estadual do PSDB-MS