
Campo Grande (MS) – A prefeitura municipal de Bataguassu tem uma meta de aumentar a quantidade de imunização do vírus HPV em crianças e adolescentes do município, e por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Sanitária iniciou a semana divulgando e buscando realizando uma busca ativa nas escolas estaduais, municipais e particulares do município, alunos do sexo feminino com idade de 9 a 14 anos; e masculino, de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam as doses da vacina.
Segundo a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Paula Romão Dias, a vacina de HPV foi inserida como rotina no calendário de imunização para meninos e meninas, com objetivo de prevenir cânceres e a proliferação do vírus da doença. Essa vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6,11,16,e 18) e possui eficácia de 98% aos que seguirem corretamente as recomendações das vacinas.
A segunda dose da vacina contra HPV deve ser administrada após seis meses da primeira dose. “As vacinas são oferecidas gratuitamente, sendo necessário apenas procurar a unidade de saúde mais próxima munido da carteirinha de vacinação para recebê-la”, orienta Paula.
Atualização da Caderneta
O município tem programação para o dia 15 de setembro, das 9 às 17 horas (horário de Brasília), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Porto XV de Novembro, 775), a campanha de multivacinação que visa realizar a atualização de carteirinhas em adultos e crianças acompanhando a mobilização nacional.
Informações com assessoria