PSDB – MS

Caravana da Saúde chega a Campo Grande e inicia atendimentos nesta terça-feira

reinaldo caravana cg
Dr. Saúde (mascote da Caravana) e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB)/ Foto: Chico Ribeiro

Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde, maior programa de saúde da história de Mato Grosso do Sul e carro chefe do Governo do tucano Reinaldo Azambuja, chega a Campo Grande nesta terça-feira (10). A ação teve início em março de 2015 para eliminar filas de espera por consultas, exames e cirurgias e reestruturar o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul.

Segundo o governador, além de levar atendimento de qualidade às pessoas, a Caravana reestrutura o sistema. “Tínhamos uma lista de 17 mil pessoas aguardando por cirurgias e já fizemos 23 mil até a etapa de Dourados, sendo que em Campo Grande nossa estimativa é fazer mais de 40 mil. Antes, o governo fazia cerca de 1,2 mil cirurgias oftalmológicas por ano. Nesse ritmo levaríamos praticamente 35 anos para zerar a fila”,  disse Reinaldo.

O governador deu exemplo ainda dos benefícios deixados com a passagem do mutirão. “Na microrregião de Coxim foi instalado um centro de hemodiálise, possibilitando o tratamento de pacientes de toda a região norte do Estado. As pessoas deixaram de percorrer 600 quilômetros para se tratar em Campo Grande”, disse.

Outras melhorias

Além de zeras as filas por consultas, cirurgias e exames, a Caravana está fortalecendo a saúde no Estado, possibilitando atendimento das pessoas nas cidades e microrregiões em que elas moram. Os hospitais de Corumbá e Nova Andradina passarão por reestruturação e ampliação. Em Naviraí será inaugurado atendimento de hemodiálise. Nas cidades de Dourados e Três Lagoas serão construídos hospitais regionais.

Em Ponta Porã será credenciada uma organização social para administração do Hospital Regional. Segundo ele, a organização social ajuda o Estado a diminuir gastos, ter eficiência, aumentar atendimento à população e ampliar serviços de saúde. “Não é privatização, é parceria com instituições competentes. Queremos melhorar gestão e ampliar o atendimento às pessoas”, falou.

Já em Campo Grande serão concluídas as obras do Hospital do Câncer, com recursos estaduais, e terminadas as do Hospital do Trauma, além da estruturação de um novo anexo do Hospital Regional. “É o trabalho de reorganização de todas as regiões”, disse Reinaldo em entrevista concedida ao telejornal Bom dia MS, da TV Morena.

A Caravana

Criado no início de 2015 pelo Governo do Estado, o programa Caravana da Saúde tem como meta levar à população sul-mato-grossense atendimento médico com rapidez e qualidade, eliminando filas de espera por exames, consultas e cirurgias e reestruturando hospitais. A Caravana é considerada o maior programa de saúde regional, com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 75 milhões.

Ver mais