PSDB – MS

Caravina recebe proposta para incentivar produção de urucum em Bataguassu

Prefeito Caravina se reuniu com empresários/ Foto: Micael Nunes
Prefeito Caravina (camisa verde) se reuniu com empresários/ Foto: Micael Nunes

Campo Grande (MS) – Um projeto experimental poderá incentivar a produção de urucum no município de Bataguassu. A ideia faz parte do projeto de empresários proprietários do Grupo Pantanal, que querem promover a produção na região devido as características climáticas serem propícias para o cultivo da espécie nativa.

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) e o responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Alessandro Firmino de Souza, receberam o investidor Eduardo Giuliani que apresentou dados técnicos sobre a cultura e reforçar o interesse em auxiliar a produção local em parceria com os produtores de assentamentos e apoio da prefeitura.

Três produtores dos Assentamentos Aldeia I e II e Santa Clara demonstraram interesse em participar do projeto e já estiveram em visitação a uma das fazendas do grupo, em Nova Alvorada do Sul, para conhecer a atividade. Na ocasião, eles tiveram acompanhados pelo responsável da secretaria, que explicou que em Bataguassu, a unidade experimental será de cinco hectares cada e ficará dentro dos lotes dos próprios produtores.

Quanto ao processo, ficou acordado inicialmente que o Grupo Pantanal ficará responsável pela destinação das sementes da espécie de urucum e pela assistência técnica. A Prefeitura, por sua vez, fornecerá as mudas, também a assistência técnica, a oferta de maquinários assim como a disponibilização de insumos para o plantio. A mão de obra e os tratos culturais ficarão a cargo dos produtores.

Urucum e eucalipto

O cultivo do urucum também poderá abrir portas para a produção de eucalipto assim como o incentivo ao fortalecimento da fruticultura no município. “Os produtores que conversamos já foram favoráveis e agora é aguardar os próximos passos para saber a viabilidade da produção”, comentou Souza.

Caravina, por sua vez, disse ao investidor que se faz necessário a apresentação de um projeto formal para discussão junto à Câmara de Vereadores para que tudo seja realizado de forma legal.

“O objetivo da administração pública é auxiliar os pequenos produtores a ter novas oportunidades de cultivo e de geração de emprego e renda, no entanto, queremos que um projeto esmiuçando todas as situações da opção de cultura seja apresentado formalmente aos vereadores assim como representantes de órgãos ligados a agricultura que estão instalados no município. O que se sabe é que a produção de urucum está em expansão no Estado e pode ser uma porta de sucesso aos produtores de Bataguassu”, declarou Caravina.

Caso os trabalhos em Bataguassu sejam confirmados, a intenção é que o projeto inicie em abril deste ano e apresentado também aos municípios que fazem parte do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale) no segundo semestre deste ano. (Com assessoria)

Ver mais