PSDB – MS

Caravina recebe técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará

Prefeito recebe técnicos do Ceará em Bataguassu/ Foto: Micael Nunes

Campo Grande (MS) – O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) recebeu na quinta-feira, dia 23, no gabinete municipal, a visita de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal do Mato Grosso do Sul (Iagro).

Conforme o prefeito, a visita teve como objetivo conhecer a estrutura do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), formado pelos municípios de Bataguassu, Nova Andradina, Anaurilândia, Ivinhema, e Batayporã, Taquarussu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica e Novo Horizonte, que integram a região econômica do Vale do Ivinhema. Também trocar experiências a respeito da adesão e manutenção do consórcio e municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos (Sisbi)/ Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Caravina destaca que por ter sido o primeiro no Estado e o segundo consórcio no País a aderir ao Sisbi, o Codevale é tido como referência por outros Estados com relação à operacionalização do sistema. Na época da adesão, o prefeito de Bataguassu era presidente do consórcio e permaneceu no cargo pelos últimos quatro anos.

Ele lembra que Agências de Defesa dos Estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além de integrantes de outros consórcios do país também já estiveram em visita ao município para conhecer a estrutura e a sistemática de trabalho do Codevale. O objetivo das visitas é se espelharem no serviço de inspeção que por estar totalmente regularizado, oportuniza estabelecimentos como frigoríficos, laticínios e entrepostos de pescado, mel e derivados, ou seja, de produtos de origem animal de se registar e comercializar seus produtos para todo o território nacional sem nenhuma restrição legal.

O tucano salienta que a adesão ao Sisbi pelos municípios através do consórcio público facilita aos investidores adquirirem o referido registro, obtendo equivalência ao federal e garantindo aos empresários que atuam no ramo de produtos de origem animal a ampliação de sua produção.

“Antes da adesão ao Sisbi, os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal só podem fazer a comercialização de seus produtos dentro do município, restringindo a capacidade de comercialização da produção e consequentemente do número de vagas no mercado de trabalho. Para os consumidores, a adesão ao sistema de inspeção representa uma maior oferta de produtos”, salienta o prefeito.

Estiveram acompanhando os técnicos da Adagri e da Iagro durante a passagem e visita às indústrias com o sistema já implantado, os médicos veterinários técnicos do Codevale, Daniele Cabriotti e Diego Moreira, que aproveitaram a ocasião para fazer um intercâmbio de informações acerca dos Serviços de Inspeção. (Com assessoria)

Ver mais