Intenção é garantir condições de igualdade entre os candidatos e colaborar com a Justiça Eleitoral para coibir crimes como a compra de votos
A Coligação “Novo Tempo”, do candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB), começa desde já a acompanhar bem de perto as questões que envolvem segurança para o dia das eleições no próximo domingo, 5 de outubro. O PSDB começou a recrutar fiscais voluntários para o dia do pleito. A Coligação, por sua vez, está atenta aos reforços policiais para garantir o exercício de democracia na Capital e no interior
Segundo o candidato a governador pelo partido, em Mato Grosso do Sul é fundamental que todas as medidas sejam tomadas para assegurar um pleito seguro, livre de flagrantes e crimes eleitorais como compra de votos. “Nós estamos empenhados em contribuir ao máximo para que as eleições sejam transparentes, assim como o nosso governo será”, declarou Reinaldo Azambuja, em reta final de campanha do primeiro turno.
As coligações têm direito à fiscalização direta do processo eleitoral, mas nem todas usam a atribuição. “O PSDB fará uso desse direito para assegurar o exercício da democracia e para que todas as pessoas tenham segurança no dia de votar no candidato que julgarem credenciados”, declarou o candidato, que emendou: “Entre as ações está a convocação de voluntários para atuarem como fiscais no dia das eleições e serem os olhos da democracia para denunciarem qualquer indício de flagrante eleitoral como compra de votos”, reforçou.
Segurança nas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que o Plano de Segurança para o Dia do Pleito foi acordado nessa segunda-feira (29). Em Campo Grande, serão 419 policiais militares, distribuídos nos locais de votação, patrulhamento e segurança nos lugares em que funcionarão as Juntas Eleitorais, bem como no prédio do TRE e Fórum Eleitoral.
Estão escalados para o dia das eleições e permanecerão de prontidão a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Forças Especiais da PM, como Bope e Batalhão de Choque.
No Plano de Segurança haverá ainda o deslocamento de 265 policiais para o interior do estado, para atuar em municípios cujo efetivo não supre a demanda de policiais para atender a segurança das eleições.
A Polícia Federal atuará na segurança nos locais de votação situados em aldeamentos indígenas e o Exército dará apoio logístico nas cidades de Porto Murtinho e Corumbá.
—
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187