PSDB – MS

Conflito indígena: Marcio Monteiro alerta para falta de segurança no sul do Estado

marcio_foto_marycleide_vasquesMais uma vez a questão do conflito agrário indígena motivou discussões entre os parlamentares na sessão desta terça-feira (29) da Assembleia Legislativa. Dessa vez, as manifestações se deram acerca das invasões de fazendas no município de Japorã. Para o deputado estadual Marcio Monteiro, presidente do PSDB-MS, “certamente num prazo muito curto vamos derrubar lágrimas por morte de um indígena ou branco, por falta de segurança”.

As invasões aconteceram no fim de semana. Monteiro disse ainda que tais fatos não causaram surpresa, visto que os indígenas já vinham sinalizando a ação de ocupação das propriedades, conforme produtores haviam denunciado.

“Não será nenhuma surpresa se surgirem notícias de novas fazendas invadidas. Estamos preocupados com as famílias que moram na região do cone sul. Onde está o Estado neste quesito?”, indaga Monteiro. O parlamentar também questiona: “como foi que os invasores chegaram às propriedades, foi de carro, moto, bicicletas ou a pé? Como foram até lá sem o conhecimento da polícia que faz barreiras nas estradas?”

O deputado reivindica que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública monitore a segurança no local e evite conflito de violência e também contribua para combater a inoperância da Polícia Federal. “A situação está evidenciando um conflito violento, é preciso ação preventiva na segurança dos moradores daquela região. O que a policia está esperando?”, disse Monteiro.
(Com assessoria de imprensa do deputado)

Ver mais