PSDB – MS

Prefeitos e Prefeitas

AMAMBAI – EDINALDO LUIS DE MELO BANDEIRA

Em seu segundo mandato, o prefeito Dr. Bandeira  ingressou na vida política como vice-prefeito da cidade de Amambai na gestão de 2013/2016 e na sequência foi eleito Prefeito de Amambai. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), retorna a sua cidade natal para atender na região como médico ortopedista.

Doutor Bandeira como é mais conhecido, é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde o ano de 2015 e vem trabalhando por seu município, investindo principalmente nas áreas da saúde, educação e geração de emprego e renda para os moradores da querida cidade Crepúsculo.

ANASTÁCIO – NILDO ALVES

ANAURILÂNDIA – EDSON STEFANO TAKAZONO

Em seu quinto mandato, sendo reeleito nas eleições de 2020, o prefeito Edinho nasceu no Município de Alfredo Marcondes , em São Paulo, no dia 29 de novembro de 1959. Mudou-se para Anaurilândia ainda criança. É formado em Matemática e Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior. Lecionou Matemática na E.E. Maria José, tornando-se diretor da escola no período de 1986 a 1996.

Exerceu os Mandatos de Prefeito nos seguintes períodos: 1997 a 2000, 2000 a 2004, 2009 a 2012, 2017 a 2020 e 2021 a 2024.

Edinho também exerceu outras funções no poder público, foi Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e foi Coordenador Regional do Governo Reinado Azambuja, coordenando os Municípios do Vale do Ivinhema e alguns Município do Bolsão.

AQUIDAUANA – ODILON RIBEIRO

ARAL MOREIRA – ALEXANDRINO GARCIA

Gestor imobiliário por formação, entrou na vida política no ano de 2012. Foi eleito a vereador pela primeira vez com recorde de votação. Foi Presidente da Câmara Municipal de Aral Moreira. Em 2016 o pecuarista e também dono de uma das cadeiras do plenário da Câmara Municipal se elege para seu primeiro mandato como Prefeito Municipal com 2558 votos. E em 2019 Alexandrino Garcia, do PSDB, foi eleito para seu segundo mandato como prefeito de Aral Moreira, em primeiro turno, ele teve 2.497 votos, o que correspondia a 40,27% dos votos válidos

BATAYPORÃ – GERMINO ROZ

BELA VISTA – REINALDO MIRANDA BENITES

BODOQUENA – KAZUTO HORII

Kazuto Horii nasceu em Mogi Das Cruzes (SP), mas adotou o coração da Serra como segunda casa. Em Bodoquena, casou e teve dois filhos. Já conhecido por desenvolver projetos sociais, Kazu – como é carinhosamente chamado, ingressou na vida pública como prefeito, em 2014.

Em seu segundo mandato, Kazu, com seus 59 anos, tem se destacado por colocar o município nos trilhos do desenvolvimento e trabalhar em prol do turismo.

Como reconhecimento do trabalho prestado, foi e reeleito em 2020, e tem um projeto voltado para melhorar a  infraestrutura do município.

CAARAPÓ – ANDRÉ LUIZ NEZZI

CARACOL – NECO PAGLIOSA

CASSILÂNDIA –  VALDECY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CHAPADÃO DO SUL – JOÃO CARLOS KRUG

CORGUINHO – MARCELA LOPES

 

 

CORUMBÁ – MARCELO IUNES

 

DOURADINA – JEAN SERGIO FOGAÇA

Nascido no dia 12 de junho de 1979, Jean Sergio Clavisso Fogaça , iniciou os estudos em 1986, na Escola Estadual Barão do Rio Branco e desde os sete anos de idade ajudou seu pai no comércio da família. Em 1993, cursou Técnico de Contabilidade. Com 17 anos prestou vestibular na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Atual UFGD) e foi aprovado em 1º lugar, formando-se professor e bacharel em Geografia. Antes mesmo de terminar a faculdade, fez concurso para professor da rede estadual de ensino sendo aprovado.

Em 2003, já com seu diploma nas mãos, foi nomeado professor com 40 aulas no município de Dourados, e posteriormente transferido, a pedido do mesmo, para Escola Estadual Barão do Rio Branco,  em Douradina, local em que estudou durante toda a vida. No ano de 2008, foi eleito diretor da Escola Estadual Barão do Rio Branco com 70% dos votos, sendo reeleito em 2011 com 100% de aprovação da comunidade escolar.

Concorreu para eleição municipal como candidato único, sendo eleito com 85% dos votos para o período de 2017 a 2020, e reeleito para seu segundo mandato.

GUIA LOPES DA LAGUNA – JAIR SCAPINI

ITAPORÃ – MARCOS ANTÔNIO PACCO

Marcos Antonio Pacco nasceu em 05/02/1958 na cidade de Álvares Machado no estado de São Paulo. Com um ano de idade veio com sua família para Itaporã, onde reside desde então. É pecuarista, e se ingressou na vida pública em 1982, quando foi eleito vereador. Foi reeleito nos dois mandatos seguintes, atuando também como presidente do legislativo municipal. Se tornou prefeito de Itaporã nas gestões 2005/2008, 2009/2012, 2017/202 e 2020/2023.

 

 

JAPORÃ – PAULO FRANJOTTI

JARAGUARI – EDSON RODRIGUES NOGUEIRA

JATEÍ – ERALDO LEITE

MARACAJU – MARCOS CALDERAN

MUNDO NOVO – VALDOMIRO SOBRINHO

Valdomiro Brischiliari, nasceu em 06/07/1954 em Jandaia do Sul (PR), e recebeu a alcunha de Sobrinho anexada ao primeiro nome pelo fato do tio de mesmo nome, irmão de seu pai.

Começou sua relação com Mundo Novo em meados de 80, quando já vinha em eventos culturais, como na apresentação do “Festival New Wave da Canção”. Em 1988 já tinha um relacionamento estreito com a cidade que culminou com a sua mudança para para trabalhar na Pantanal FM, então Rádio Mundo Novo FM.

Como Radialista e diretor artístico desenvolveu um trabalho até galgar a experiência de trabalhar na televisão com o amigo de infância Carlos Massa, o Ratinho. Depois da conquista do objetivo, por dois anos, entre 93 e 94, voltou para a região e decidiu não mais sair do municípios.

Na política saiu candidato a vereador no município apenas em 1996, pelo MDB. Como assessor de comunicação, trabalhou em várias legislaturas da câmara municipal e com prefeitos. Em 2016,  elegeu-se Valdomiro prefeito da cidade, e reeleito, em 2020.

NAVIRAÍ – RHAIZA MATOS

NIOAQUE – VALDIR JUNIOR

Valdir Couto de Souza Júnior, nascido em 26 de Julho de 1983, é pai de João Pedro e Nioaquense de coração, Formou-se em Odontologia pela Unicesumar em Maringá no Paraná, com quatro especializações em sua área. Depois de formado,retornou ao seu município juntamente com sua esposa Larissa Marteloso Couto, também dentista e sua colega de classe na época de faculdade.

Aos 29 anos, disputou sua primeira eleição para Prefeito no ano de 2012, perdendo a eleição por pouco menos de 200 votos. Valdir Júnior seguiu trabalhando, e o apelo popular o fez disputar novamente as eleições para Prefeito de Nioaque em 2016, sendo eleito com uma votação histórica de 68,09 %, com uma diferença de quase três mil votos. Em 2018 foi eleito em chapa única, como secretário-geral da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em 2020, conquistou a reeleição como prefeito de Nioaque.

NOVO HORIZONTE DO SUL – GUGA

 

PONTA PORÃ – HÉLIO PELUFFO

Hélio Peluffo Filho nasceu em Ponta Porã no dia 24 de abril de 1961. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em 1986. Desde que se formou trabalha por Ponta Porã. Foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88), quando coordenou a execução do projeto CURA que resultou na pavimentação de dezenas de ruas de Ponta Porã.

Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992, e foi  presidente da Câmara de Vereadores (1988-1989). De 2005 a 2012, foi Secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente da administração Flávio Kayatt.

No ano seguinte, assumiu a secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju, contribuindo para o desenvolvimento urbano e pela infraestrutura do vizinho município. Em 2016, se elegeu como prefeito de Ponta Porã, com 60,67% dos votos válidos, e em 2020 foi eleito para o seu segundo mandato.

PORTO MURTINHO – NELSON CINTRA

RIO NEGRO – CLEIDIMAR DA SILVA CAMARGO

ROCHEDO – FRANCISCO DE PAULA JUNIOR

SÃO GABRIEL DO OESTE – JEFERSON LUIZ TOMAZONI

Jeferson iniciou sua vida profissional aos 14 anos como menor auxiliar do Banco do Brasil, onde trabalhou até os 18 anos. Trabalhou em supermercado da família, e auxiliou os pais na atividade de suinocultura até no ano de 2016, sendo seus pais membros e fundadores da COOASGO. É servidor público municipal desde 1999, desenvolvendo as atividades de fiscal de Obras e Posturas do Município de São Gabriel do Oeste, e  professor regente de educação física em dois concursos de 20 horas.

Foi secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de 2009 a 2012 e tesoureiro da Undime. Ele também exerceu o cargo de vereador por três mandatos: de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016. Hoje é o prefeito de São Gabriel do Oeste- mandato de 01/01/2017 à 31/12/2020, onde recentemente foi condecorado com a Medalha Tiradentes, pelo comando Geral da Polícia Militar, e também com o segundo lugar do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo SEBRAE/MS. Em 2021, Jeferson segue para seu segundo mandato como prefeito de São Gabriel do Oeste.

SELVÍRIA – JOSÉ FERNANDO

José Fernando Barbosa dos Santos, conhecido como Fernando Dentista, é formado em odontologia. Foi militante da Política Estudantil e membro da UEE – União Estadual dos Estudantes, e em 2002, ingressou nas Forças Armadas, representada pelo Exército Brasileiro, onde ocupou até 2008, a função de 1º tenente do quadro funcional da Saúde nos municípios de Corumbá (Forte Coimbra), Bela Vista e Três Lagoas.

Em meados de 2008, afastou-se das atividades e deu início na carreira política candidatando-se à vereador pelo município de Selvíria. Ele foi o oitavo candidato mais votado e ficou como suplente.

Em 2012, candidatou-se à vice-prefeito, mas não venceu. Em 2016, se candidatou a prefeito e ganhou as eleições.

Atualmente segue seu segundo mandato como como prefeito de Selvíria, e tem concretizado grandes conquistas no âmbito econômico, político, cultural e social, construindo desse modo seu perfil político no cenário municipal e estadual.

SETE QUEDAS – FRANCISCO PIROLI

Gaúcho nascido em Passo Fundo/ RS, veio para o Mato Grosso do Sul em 1982, e fixou residência no município de Sete Quedas.

Casado, pai de  quatro e avô de seis netos. Agropecuarista e comerciante, sempre investiu  em Sete Quedas, município que adotou de coração.

Segue em seu segundo mandato como prefeito pelo PSDB, prova do desejo de mudança e da confiança da população por sua gestão.

 

TAQUARUSSU – CLÓVIS DO BANCO

TERENOS – HENRIQUE

TRÊS LAGOAS – ÂNGELO GUERREIRO

Angelo Chaves Guerreiro nasceu em Presidente Bernardes, SP em 03 de dezembro de 1968. Mudou-se para Mato Grosso do Sul, em 1985. Morou em Nova Andradina, Água Clara e Três Lagoas. Devido aos seus trabalhos sociais e o carinho popular foi convidado para ser candidato a vereador.

Mesmo com a inexperiência política, foi eleito para ocupar uma cadeira na Câmara de Três Lagoas em 2004, e reeleito com o maior número de votos da história da cidade. Em 2006, Angelo Guerreiro se candidatou a Deputado Estadual e ficou como suplente, com mais de nove mil votos. Foi eleito Deputado Estadual em 2014 pelo PSDB, com 29.534 votos, sendo considerado, novamente, o candidato com o maior número de votos da história do município para o cargo na Assembleia Legislativa.

Em 2016, foi eleito prefeito de Três Lagoas com 30.033 votos, o que representa 59,11% dos votos válidos. Angelo Guerreiro é prefeito de Três Lagoas pela segunda vez consecutiva.

VICENTINA – MARCOS BENEDETTI