Brasília (DF) – Pela previsão do Banco Central, o ano deve ser negativo para a indústria e para os investimentos. A previsão anterior era de um avanço de 1,5% para o produto da indústria brasileira, mas agora há indicações que haverá uma retração de 0,4% em 2014. Outro rebaixamento foi nas expectativas para a evolução da capacidade produtiva no País. Para o BC, o investimento, medido como formação bruta de capital fixo, deve recuar 2,4% em 2014. Antes, a autoridade monetária acreditava que haveria um avanço de 1%.
As informações estão no Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (27).
A previsão de recuo para este ano, diante de um avanço de 6,3% no ano passado, mostra dificuldades de reação dos investimentos, mesmo com projetos de concessão de infraestrutura e as linhas de financiamento subsidiadas pelo Tesouro Nacional do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
As previsões no Relatório Trimestral de Inflação divulgado ontem, em que o BC derrubou a projeção para o investimento em 2014, a autoridade monetária também mudou sua avaliação sobre a Utilização da Capacidade Instalada (UCI).