PSDB – MS

Dilma faz “jogo de cena” quando fala em reduzir número de ministérios, diz tucano

nilson leitao foto PSDB na CamaraBrasília – O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) afirmou que o governo faz “jogo de cena” ao sugerir a redução de número de ministérios na estrutura federal. A possibilidade foi noticiada pela imprensa na última semana e seria uma tentativa do governo Dilma Rousseff de cortar custos administrativos. “Pouco provável que aconteça. Afinal, diminuir gastos é algo que não faz parte do vocabulário dos petistas”, declarou o tucano.

“A redução de ministérios é uma ideia que esteve entre as propostas do PSDB e é algo que, se vier para o Congresso, terá o meu apoio. Porém, lembro que o PT ironizou essa sugestão durante a campanha eleitoral do ano passado. E acredito que, agora, essa redução não virá acompanhada de um planejamento estratégico, que é o que defendemos. É uma ideia de marqueteiro”, afirmou o parlamentar.

Ministérios “simbólicos”
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema mostra que entre as pastas que podem ser extintas pelo governo estão a de Pesca e Aquicultura, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Portos, Micro e Pequena Empresa e o Gabinete de Assuntos Institucionais. Elas teriam suas ações ligadas a outros ministérios.

Por outro lado, ministérios como os de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres seriam mantidas por conterem um caráter “simbólico” e por representarem um caminho de fortalecimento do governo com os movimentos sociais.

Leitão criticou a mentalidade do governo. “Dinheiro público não existe para fazer simbologia”, disse. O deputado acrescentou que a existência de um ministério não significa que, no governo Dilma, as áreas vivam um bom panorama administrativo.

“De que adianta manter um ministério para os Direitos Humanos se, neste governo, não há direitos humanos? Se a situação dos presídios federais é péssima, se nossos menores estão mal cuidados?”, indagou.

Ver mais