
Campo Grande (MS) – Em alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Preconceito (17 de maio), a Diversidade Tucana de Mato Grosso do Sul realizou a 1ª Conferência Livre de Diversidade Sexual “Um Novo Brilho no Olhar”. O evento reuniu a militância nos dias 28 e 29 de maio, no Eco Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande.
A abertura do evento contou com o apoio e presença da vice-governadora Rose Modesto, do Secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis (grande líder e precursor do Secretariado no estado) e do Presidente da Executiva do PSDB de Campo Grande, vereador Lívio Leite. Na ocasião, Lívio falou sobre o projeto para criação do Conselho Municipal LGBT de Campo Grande.
A presidente do Secretariado Estadual do Secretariado da Diversidade Tucana de Mato Grosso do Sul, Hosilene Lubacheski, informou que durante o encontro houve a avaliação do trabalho, aprovação do regimento e discussão de ações. Além dos participantes da Capital, estiveram presentes tucanos de mais de 15 municípios de Mato Grosso do Sul.
O doutor em Direito e ativista, Dimitri Sales, falou sobre a história de luta e o desenvolvimento do movimento LGBT no Brasil e as perspectivas futuras. Marcos Fernandes, presidente nacional do Diversidade Tucana e membro da Executiva nacional apresentou dados sobre a diversidade sexual e o que o partido tem feito pelo tema. “O PSDB protagonizou muitos avanços, foi o pioneiro em muitas ações no Brasil”, frisou.
O Presidente do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras LGBT, Leonardo Bastos, falou da gestão estratégica LGBT e demonstrou como se faz gestão em política pública, apresentando casos de sucesso em Mato Grosso do Sul. Para descontrair, a programação do primeiro dia terminou com um sarau musical, com a banda Catarse Retrô.
No encerramento, os participantes participaram de Grupos de Trabalho para debater temas Diversidade e Segurança Pública, Diversidade e Saúde, Diversidade e Educação, Diversidade e Trabalho e Diversidade e Participação Política, com o propósito de discutir ações e resoluções das problemáticas enfrentadas acerca da pauta LGBT, tanto para o Governo do Estado quanto para o Diversidade Tucana atuar, e a partir dos resultados do encontro o Secretariado elaborará um documento sobre o tema.

“Um encontro marcado por muita motivação, alegria e perspectiva, para o fortalecimento do Partido da Social Democracia Brasileira, fomento e oxigenação de novas lideranças partidárias em nosso estado. Estamos fazendo nossa parte, agradecemos o apoio do Presidente do PSDB MS, deputado federal Márcio Monteiro. Esmorecer jamais. Avante Diversidade Tucana!” , finalizou Hosilene.