PSDB – MS

Eleições: 1,4 milhão de novos eleitores apresentaram pedidos para votar em 2016

eleicao
Mais um milhão de novos eleitores vão votar em 2016/ Foto: Agência Brasil.

Campo Grande (MS) – A Justiça Eleitoral recebeu desde o começo do ano até o dia 18 de março, 1.485.496 pedidos de alistamento eleitoral. Essas requisições são de quem vai votar pela primeira vez este ano. Além destes, outros 6,5 milhões de eleitores solicitaram transferência do título de eleitor, revisão de informações ou a emissão de segunda via do título.

Em 2016, serão realizadas as eleições gerais para escolha de prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios em todo território nacional. De acordo com a Justiça Eleitoral, ao todo foram encaminhados pelos cidadãos 7.946.589 de requerimentos em todo Brasil. Destes 1.485.496 são de alistamento eleitoral, 1.003.082 de transferência de título, 5.425.471 de revisão de dados e 32.540 de segunda via do documento.

Para quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez é preciso comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar na eleição deste ano o jovem que completar 16 anos até o dia do pleito, em 2 de outubro. (Com informações do TSE)

Ver mais