
Campo Grande (MS) – O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB), acompanhado da Secretária de Educação, professora Fátima Correa, esteve na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Lagunense (Simtel), onde anunciou que vai cumprir o reajuste salarial de 7,64% no salário dos professores da rede municipal de ensino. De acordo com o gestor, o novo salário dos docentes começa a valer a partir deste mês de janeiro.
A política de valorização do magistério em Guia Lopes da Laguna tem início na gestão de Jair com a adoção imediata do piso nacional. Segundo o prefeito, será necessário fazer vários ajustes para cumprir este compromisso com os profissionais da educação, mas o aumento vai beneficiar os professores. “Neste primeiro mês de administração, nossa gestão está fluindo muito bem, apesar das dificuldades financeiras encontradas no município”. enfatizou o prefeito.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Os recursos para pagamento das despesas decorrentes deste aumento são oriundos da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).