Recebido pelas maiores lideranças e pela militância do PSDB em Mato Grosso do Sul, o pré-candidato à Presidência da República João Dória, governador de São Paulo, assumiu neste sábado (10) compromissos com projetos de interesse do país como a Rota Bioceânica, ampliação da malha ferroviária, segurança das fronteiras, redução da carga tributária para insumos do agronegócio e uma solução para a rodovia BR-163, que não recebeu os investimentos planejados na concessão.
“Vamos sim, levar em conta a Bioceânica, um plano, um projeto, um sonho, não desse governo [Bolsonaro], porque esse governo não olha para os municípios, não olha para os governos, olha só para o próprio umbigo, olha só para o espelho da vaidade, da ideologia, do negacionismo, mas chegando lá [na Presidência], a Bioceânica vai acontecer e nós vamos fazer isso juntos para permitir o acesso ao [oceano] Pacífico, passando pelo Paraguai, pela Argentina e pelo Chile. Isso não ajuda só Mato Grosso do Sul, ajuda o Brasil a encontrar no Pacífico um caminho mais curto, mais próspero, mais rápido e mais eficiente para atender alguns dos mercados de maior consumo do mundo, inclusive, o maior deles, que é a China”, afirmou Dória.
O governador paulista é o primeiro dos pré-candidatos tucanos a visitar Mato Grosso do Sul, que também deve receber Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, o ex-senador Arthur Virgílio (AM) e o senador Tasso Jereissati (CE). O PSDB é o maior partido de Mato Grosso do Sul com 38 mil filiados e 35 dos 79 prefeitos, além de três deputados federais, cinco estaduais, o governador Reinaldo Azambuja e o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, além de vices e vereadores.
Em um discurso carregado de críticas ao governo Bolsonaro e ao PT, Dória disse que irá resgatar o orgulho de ser brasileiro, pregou a união do partido e respeito aos outros pré-candidatos tucanos, afirmou estar impressionado com o trabalho da militância do PSDB-MS e elogiou a escolha de Eduardo Riedel como pré-candidato à sucessão do governador Reinaldo Azambuja. “Eduardo Riedel, você é um craque. Ontem, conversei com você e comentei isso com o Azambuja. Não precisei mais do que 15 minutos para descobrir porque ele indicou você para ser o sucessor dele aqui no Estado. [Você é] Competente, sério, dedicado, comprometido. O Estado está e estará em boas mãos”.
Já o governador Reinaldo Azambuja lembrou do trabalho de Dória pela vacinação e falou da responsabilidade do PSDB de defender a democracia e os legados deixados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele também destacou a lisura das urnas eletrônicas e defendeu o uso dos equipamentos nas prévias tucanas em Mato Grosso do Sul.
“O caminho das prévias é o caminho da democracia. Hoje estamos recebendo esse querido irmão e eu quero falar, João [Dória], nós temos uma alegria e uma gratidão. Nós servimos o País no momento em que tínhamos leitos disponíveis aqui e quando veio, realmente, essa onda muito grave, nós tivemos que pedir socorro a outros estados. Eu fiz uma ligação a esse amigo aqui [Dória] e àquele também, o Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, e disse: ‘estamos precisando de alguns leitos de UTI”. Ele falou: ‘em 1 minuto te respondo’. ‘Pode mandar os pacientes de Mato Grosso do Sul que nós vamos acolher’. E é essa sensibilidade que nós precisamos hoje dos homens públicos do nosso país”, afirmou o governador sul-mato-grossense.
Também participaram do evento o presidente do PSDB-MS, Sérgio de Paula e outros secretários estaduais; pré-candidato Eduardo Riedel; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, e outros deputados estaduais; e os deputados federais Beto Pereira e Bia Cavassa; além de prefeitos, vices e vereadores.