PSDB – MS

Figueiró questiona ministro sobre ações para a recuperação do Rio Taquari

Senador_Ruben_FigueiróO senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) questionou o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, sobre as ações da pasta para promover o desassoreamento de importantes rios da região Centro-Oeste, como o Taquari e o Paraguai.

“Não vejo outra forma que não seja o estancamento do processo erosivo e a revitalização dos rios”, respondeu o ministro ao afirmar que o problema do assoreamento é o preço que a sociedade paga pela exploração equivocada dos recursos ambientais. “Já estamos pagando alto na bacia do São Francisco. A recuperação envolve cifras absurdas”, comentou.

O ministro participou de audiência pública nessa quarta-feira (20), sobre o Plano Nacional de Segurança Hídrica na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Francisco Teixeira disse que a ideia é visitar, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), todas as unidades da federação para tratar da infraestrutura hídrica, respeitando as especificidades de cada região.

Nordeste

Durante a audiência, ele focou mais sua explanação sobre a atual seca do Nordeste, uma das maiores da história, que pode se prolongar para o próximo ano. Ele informou que o ministério está trabalhando um plano emergencial com a ANA. No entanto, o Plano Nacional de Segurança Hídrica, também desenvolvido em parceria com a agência, pretende ser realizado em médio e longo prazos.

“O objetivo desse plano é buscar a segurança hídrica. Hoje 85% da população brasileira é urbana. Quando o país se urbaniza, você precisa de uma infraestrutura hídrica mais complexa para atender a esses centros urbanos”, afirmou.

Entre as obras envolvidas no plano, está a construção de barragens, de sistemas adutores, de canais, de eixos de integração e de sistemas de controle de cheias.

Ver mais