
Campo Grande (MS) – O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) se antecipou ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que será celebrado no próximo domingo, 2 de abril e usou a tribuna da Câmara, essa semana, para destacar o trabalho que vem sendo feito na criação de políticas públicas e estrutura para tratamento e atenção às pessoas com essa deficiência.
“Antecipo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo para anunciar que a minha querida Dourados vai ganhar, através do Governo do Estado, uma megaestrutura com consultórios de fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia exclusivos para atender os pacientes autistas”, afirmou Geraldo.
O parlamentar lembrou que serão investidos R$ 1 milhão na construção do Centro de Referência no Atendimento de Autismo, atendendo uma antiga luta da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados. “Tenho orgulho em anunciar essa importante conquista para as famílias que convivem com o autismo, mesmo porque fui defensor desse projeto junto ao governador Reinaldo Azambuja”, observou. “Graças à sensibilidade do governo do Estado, Dourados vai ganhar uma estrutura que será edificada à Rua Salviano Pedroso, esquina com Zeferino Vicente de Almeida, no Bairro Terra Roxa”, anunciou o parlamentar.
Para a construção já estão garantidos os recursos, o projeto e o terreno. As etapas burocráticas do projeto estão superadas e a licitação deve ser concluída nas próximas semanas, quando o governador Reinaldo Azambuja assinará a ordem de serviço. “Será uma estrutura adequada para atendimento aos autistas, projeto que coroa a mobilização de pais e amigos iniciadas ainda na década passada”, afirmou Geraldo no pronunciamento.
“Aproveito o momento para destacar o empenho dos dirigentes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados, sobretudo, do presidente Francisco Sobrinho e da sua esposa Ana Cláudia, que nunca deixaram de acreditar neste projeto e sempre bateram às portas do poder público para que ele fosse viabilizado”, discursou.
Geraldo citou que a estrutura que será edificada vai possibilitar atendimento adequado às crianças com autismo, além de ajudar a criar consciência sobre esse tema relevante, mesmo porque muitos não sabem que o filho tem autismo e quanto maior o volume de informações mais antecipado será o diagnóstico.
A sede do Centro de Referência no Atendimento de Autismo será construída em área de 2.450 metros quadrados, sendo 1.102 metros quadrados de área construída. “Os recursos de R$ 1 milhão serão suficientes para colocar o Centro em funcionamento, possibilitando a construção de áreas para atendimento, recepção, administração, coordenação e salas para consultório, fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia”, celebrou.
O deputado disse ainda que quando estiver pronto, o Centro de Referência no Atendimento de Autismo vai conter salas para musicoterapia, terapia ocupacional, enfermaria, atendimento médico, orientação psicológica, triagem, entrevistas com assistente social, almoxarifado, cozinha industrial, cozinha experimental, lavanderia, artes, informática, dormitório/descanso, jardim sensorial, quadra coberta, campo de futebol, pomar, horta, parque com brinquedos, piscinas cobertas com banheiros e vestiários, entre outras.
Com isso, a Grande Dourados estará adequada à Lei nº 12.764, de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, onde foi reconhecido como uma deficiência para todos os efeitos legais.
“Essa lei, regulamentada em 2014, assegurou o direito de acesso à saúde e ao diagnóstico precoce, à educação inclusiva, nas classes de ensino regular e ao acompanhamento especializado”, ressaltou. “Essa estrutura que estamos viabilizando em parceria com o governo do Estado vai propiciar um trabalho interdisciplinar, melhorias no tratamento terapêutico educacional e a inclusão deles na sociedade”, completou.
Geraldo destacou ainda que na condição de idealizador e membro da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas com Deficiência da Câmara Federal, celebra essa importante conquista para as famílias que convivem com o autismo e renova o compromisso de seguir trabalhando em defesa dessas pessoas tão discriminadas pela sociedade.
“Mais importante que uma data são as ações para conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e centenas de milhares delas no Brasil”, ressaltou o deputado. (Com assessoria)