PSDB – MS

Gestão do PSDB em Fátima do Sul lança programa Remédio em Casa

Prefeito Junior Vasconcelos (segurando documentos) em reunião com equipe/ Foto: divulgação
Prefeito Junior Vasconcelos (segurando documentos) em reunião com equipe/ Foto: divulgação

Campo Grande (MS) – O município de Fátima do Sul dá início a uma nova etapa na história da saúde pública municipal. Isso porque o prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB), junto com a secretária de Saúde, Josiane Oliveira, vereador João Hermes Pieretti e o comitê de saúde lançaram o programa Remédio em Casa.

Idealizado pela atual gestão, a iniciativa visa a entrega de medicamentos nas residências dos moradores atendidos pela rede pública de saúde e já cadastrados nas Estratégias de Saúde da Família. Serão entregues os medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes, dislipidemia e cardiopatias, que são oferecidos nos encontros mensais do HiperDia.

Para o prefeito o programa reflete o compromisso com as pessoas e uma conquista de todos. “Um sonho realizado. São poucas as cidades no país, que oferecem esse tipo de atendimento. Parabéns à secretária de saúde Josiane e aos envolvidos e responsáveis por tornar possível esse Programa. Tenho certeza que a nossa população sai ganhando mais uma vez”, afirmou o prefeito.

Para integrar o programa, os pacientes receberão a visita do Comitê do Programa nas residências com a finalidade de passar as informações necessárias sobre o processo de implantação e tirar as possíveis dúvidas. Ao final da visita o paciente que desejar integrar o Programa já poderá assinar o Termo de Adesão.

De acordo com a farmacêutica, Rosilda Aparecida Freitas de Oliveira, a implantação do programa se dará de forma gradativa. “A primeira etapa tem início do mês de maio. Os pacientes acamados estarão recebendo seus medicamentos em casa. Em junho, passam a fazer parte os pacientes com comorbidades diabetes e hipertensão. Em julho serão acrescidos ao grupo os pacientes hipertensos até que em agostos serão inseridos os pacientes diabéticos e então todos já estarão integrados”, explicou.

Como a entrega domiciliar será gradativa, a prefeitura destaca que as reuniões do HiperDia continuarão acontecendo nas ESF até o mês de agosto. Os medicamentos serão levados sempre na primeira semana de cada mês e o paciente receberá medicação para 30 dias.

A secretária de Saúde, Josiane Oliveira, frisou que o programa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos de uso contínuo. “Ao mesmo tempo melhorar o acompanhamento destes pacientes nas unidades de saúde. Queremos mais que entregar medicamentos, queremos cuidar melhor da saúde de nossos pacientes”, finalizou a secretária.

Medicamentos

Os medicamentos para entrega em casa serão aqueles, prescritos por médico e que fazem parte da lista do Programa, sendo eles: Ácido Acetil Salicílico 100mg, Atenolol 50mg, Anlodipino 5mg e 10mg, Captopril 25mg, Carvedilol 3,125mg, Carvedilol 12,5mg. Amiodarona 200mg, Metformina 500mg, Metformina 850mg, Propranolol 40mg, Espironolactona 25mg, Espironolactona 100mg, Furosemida 40mg, Glibenclamida 5mg, Gliclazida 30mg, Hidroclorotiazida 25mg, Losartana 50mg, Enalapril 10mg, Enalapril 20 mg, Metildopa 250mg, Metildopa 500mg, Isossorbida 20mg, Nifedipino 10mg, Sinvastatina 20mg, Sinvastatina 40mg, Metoprolol 25mg, Metoprolol 50mg e Varfarina 5mg.

 

Ver mais