PSDB – MS

Gestão tucana de Bataguassu realiza conscientização sobre doenças de verão

bataguassu saudeCampo Grande (MS) – A gestão tucana da prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de conscientização sobre doenças de verão. De acordo com a secretária, Maria Angélica Benetasso, registros de virose e diarreia são muito comuns durante o verão, por isso o tempo quente e chuvas intensas também podem ser sinônimos de preocupação com a saúde.

“Para evitar as doenças de verão a população, em especial os pais, precisam ficar atentos à higiene dos filhos. São cuidados simples que vão desde muita hidratação até a exposição moderada ao sol nesta época”, afirmou.

Maria Angélica explica que o clima quente predispõe alguns comportamentos que facilitam a transmissão da diarreia aguda, entre eles, a ingestão de água contaminada, alimentos sem o devido manejo e a ausência do hábito de lavar as mãos antes da alimentação. “Além disso, a má conservação dos alimentos, falta de higienização ou preparo inadequado dos produtos também podem causar, principalmente nas crianças, episódios de diarreia”, cita.

A secretária esclarece que o setor de Vigilância em Saúde, diante das investigações de coleta de amostras de água nas residências diz que o líquido que chega até o cavalete é potável, própria para consumo e orienta a população a limpar suas caixas d’água de seis em seis meses, já que muitas vezes a contaminação está na caixa d’água ou cano.

Prevenção

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Paula Romão Dias, é importante que a criança esteja com o calendário de vacinas em dia, com objetivo de evitar surpresas desagradáveis. “Também é imprescindível ingerir bastante água, lavar sempre as mãos e alimentos; e evitar se expor ao sol quente”, diz.

A coordenadora lembra ainda que o aumento de calor e de chuvas possibilita a proliferação do vetor do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e orienta à população para se prevenir, não deixando água parada, copo descartáveis, sacolas plásticas e garrafas pets em local que acumule água. (Com assessoria)

Ver mais