Campo Grande (MS) – O prefeito tucano de Figueirão, Rogério Rosalin, lançou por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, o Programa Produzir Mais. Idealizado e criado pela prefeitura, o objetivo é subsidiar de ferramentas a agricultura familiar, por meio de ações e investimentos voltados à produção leiteira, fornecimento de genética, estímulos à hortifruticultura e à produção de mandioca.
O produtor rural realiza um cadastro na Secretaria de Agricultura, faz análises técnicas e passa a ter benefícios como uso da patrulha mecanizada da Prefeitura, visitas técnicas, apoio à produção sustentável, bem como cumprimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de outras ações viáveis por meio de apoios do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e demais parceiros.
O secretário municipal de Agricultura, Fernando Barbosa Martins, explicou que o programa tem quatro segmentos, sendo o Produzir Mais Leite – para aumentar a produção de leite com qualidade nas propriedades; Produzir Mais Genética – melhoramento da genética dos animais produtores de leite, substituindo gradativamente animais de baixo desempenho.
Também o Produzir Mais Hortifruti – melhorar a diversificação e o aumento da produção de verduras, legumes e frutas nas propriedades, com a finalidade de atender as demandas locais; e por fim o Produzir Mais Mandioca – melhorar o aumento da produção de mandioca nas propriedades e, principalmente, promover a agregação de valor ao produto.
“Considerando que o agronegócio é a principal matriz econômica do município, o programa foi criado para ser a ferramenta de desenvolvimento da agricultura familiar, beneficiando todos os produtores rurais de pequeno porte, por meio de subsídios, ações e investimentos”, finalizou Rosalin. (Com assessoria)