
Campo Grande (MS) – A gestão tucana do governo de Reinaldo Azambuja, em Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Sedhast, divulgará no próximo dia 6 de março a programação especial em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”.
A data será lembrada durante todo o mês por meio da campanha “O protagonismo da mulher sul-mato-grossense: empoderamento e empreendedorismo”. Serão realizadas ações educativas na capital e seminários regionalizados em oito municípios do interior: Ponta Porã, Dourados, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Nova Andradina, Rio Verde e Aquidauana.
Conforme a Subsecretária Luciana Azambuja, “dia 8 de março é uma data para refletirmos sobre o papel da mulher na sociedade atual, para lembrarmos os direitos já conquistados e continuarmos na luta por uma sociedade mais justa”. Luciana destaca que a iniciativa inclui também ações no interior.
“A subsecretaria tem como meta para 2017 interiorizar suas ações e políticas, reconhecendo o protagonismo das mulheres do interior, a importância da participação delas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, fortalecendo as coordenadorias da mulher já existentes e fomentando a criação de novos organismos de políticas para mulheres em locais onde não existam. A campanha que realizaremos em março é o início dessa atuação, que se estenderá ao longo do ano, ” declarou.
Em Campo Grande serão realizadas panfletagens em feiras, blitz educativas, palestras em escolas estaduais, rodas de conversa com movimentos de mulheres e feministas e debates com comunidade acadêmica, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessária igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres, conferindo à mulher maior autonomia e o direito, principalmente, a uma vida sem violências.
No interior, serão oferecidas oficinas de capacitação com temas diversos, com objetivo de fortalecer as gestoras municipais, mulheres da comunidade local e de municípios da região, dotando-as de conhecimentos necessários para intervirem na defesa e promoção das políticas públicas para as mulheres. A programação completa será divulgada no dia 6 de março (próxima segunda-feira).