
“Participamos de todas as edições, inclusive sendo premiados nos nossos últimos mandatos (2001 a 2004 e 2005 a 2008). Retornar prefeito e estar novamente entre os finalistas é motivo de grande alegria, pois demonstra o resultado de um trabalho sério desenvolvido por nossa equipe”, afirmou Hashioka.
Esta semana o prefeito esteve reunido com a coordenadora e o técnico do Programa Prefeito Amigo da Criança, Jeniffer Luiz e Cesar Dalney de Souza Vale. Os representantes estão em Nova Andradina para a conclusão do processo de reconhecimento dos municípios finalistas desta edição.
A agenda inclui reuniões com os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social e Tutelar, além do Poder Judiciário e visitas aos Centros de Educação Infantil, Creas, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, Hospital Regional entre outros.
Hashioka fez questão de enfatizar a atuação das organizações não governamentais voltadas para o atendimento à criança e ao adolescente que dão suporte as ações do município.
“Para se ter uma ideia, em janeiro de 2016 oficializamos o repasse de mais de R$ 2 milhões para 12 entidades. Apesar das limitações financeiras, não medimos esforços para manter esses valores, pois essas organizações, somadas aos projetos sociais desenvolvidos pelo poder público, desempenham um trabalho extraordinário”, frisou o tucano.
O prêmio é concedido aos prefeitos que apresentam avanços significativos e cumprem as metas estabelecidas pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Ao final de cada mandato os inscritos são avaliados e reconhecidos publicamente durante evento em Brasília, levando para a sua cidade o selo Prefeito Amigo da Criança. (Com assessoria)