PSDB – MS

Gestores do Programa Governo Consciente sistematizam ações

governo conscienteCampo Grande (MS) – O governo tucano de MS, por meio da Coordenadoria de Monitoramento de Gastos, órgão vinculado a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), reuniu na manhã desta quinta-feira (26), 60 gestores do Programa Governo Consciente. O encontro teve como objetivo sistematizar ações para reduzir os gastos em custeio, trabalhando diretamente na conscientização dos servidores, com foco voltado ao uso eficiente dos recursos públicos.

O secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, afirmou que a eficiência do programa passa pela consciência coletiva de cada servidor. “O engajamento dos servidores é muito importante para o sucesso do programa. Um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, disse Assis.

Atualmente são monitorados todos os meses os gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos.

Ações

O coordenador do programa, o servidor Ian Odara Leal, apresentou o planejamento de uma série de dicas e ações que poderão ser adotadas em todos os órgãos da administração. Entre as ações está à redução em 90% no consumo de papel com o arquivamento de processos no formato digital, iniciativa que já vem sendo adotada pela Superintendência de Licitação da SAD.

Outra redução é a de gastos com telefonia através do recadastramento de senhas; redução do consumo de energia com a diminuição do tempo médio de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado que podem ser ligados às 9h30 quando a temperatura começa a esquentar e desligados às 16h30, uma hora antes do término do expediente; e a criação do “Ronda Consciente”, uma iniciativa da Secretaria de Educação, que todos os dias destaca três servidores para monitorar no fim do expediente, o desligamento de todos os aparelhos de ar condicionado, computadores e impressoras.
A meta da administração é colher resultados já no início de 2016. (Com assessoria)

Ver mais