PSDB – MS

Governo de MS lança edital para implantar 40 km da MS-228 – entre a Curva do Leque e a fazenda da Embrapa Pantanal

Implantação de 34 km da MS-423, descendo a Serra da Alegria para o interior do Pantanal da Nhecolândia

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado abrirá mais uma frente de obra de infraestrutura na região do Pantanal, com a implantação de 40 quilômetros da estrada MS-228, entre a Curva do Leque (entroncamento com a MS-184, na Estrada Parque) e a fazenda Nhumirim, base de pesquisas da Embrapa Pantanal, em Corumbá. O investimento (R$ 8,5 milhões) com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) beneficiará a pecuária e o ecoturismo.

A obra consiste em aterramento, drenagem e cascalhamento do trecho arenoso e precário e também interligará a região pantaneira com o corredor turístico Bonito-Bodoquena-Miranda. O edital da licitação foi publicado no Diário Oficial de MS de 8 de agosto.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli afirmou que é determinação do governador Reinaldo Azambuja garantir o acesso rodoviário permanente nesta área do Pantanal, que sofre com inundações mais intensas devido ao baixo declive do solo. Hoje os pantaneiros tem dificuldade de chegar as suas propriedades e comercializar o gado em razão dos atoleiros e a transposição de vazantes e corixos em uma estrada sem infraestrutura.

Satisfação do produtor

Além desse trecho de 40 quilômetros a ser executado, o Estado, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), já iniciou a implantação de outros 19 quilômetros da MS-228, entre a Vazante do Castelo e a Fazenda Conceição, limite dos municípios de Aquidauana e Rio Verde. Também estão sendo implantados 34 quilômetros da MS-423, com grid de até 60 centímetros, descendo a Serra da Alegria (Rio Verde) até a fazenda Morrinho.

“Esta obra (da MS-423) está adiantada, com mais de 80% executados, e realmente vai transformar aquela região produtora com uma estrada de qualidade para operar o ano todo, na seca ou na cheia”, destacou o secretário-adjunto de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva. “A Agesul mensura o valor e a importância dessa obra na reação das pessoas que vivem na região. Elas estão muito gratas ao governador.”

Nas atuais condições da MS-228, entre o Leque e a Nhumirim, o gado magro segue a pé por dezenas de quilômetros, até o leilão Novo Horizonte ou para ser embargado em caminhões. Com a estrada a ser implantada, segundo o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, esse gado poderá, inclusive, ser engordado e embarcado na própria fazenda, sem perder peso em longas caminhadas, agregando valor à produção local provocando um menos custo de transporte.

Investimento Fundersul

Os investimentos do Fundersul na região, que somam R$ 17,5 milhões nesta primeira fase, vão capitalizar o criador pantaneiro e incentiva-lo a ampliar e melhorar seu rebanho, avalia o presidente do Sindicato Rural de Corumbá. Quem também está otimista é o produtor rural e leiloeiro Carlos Guarita, da Leiloboi. Ele montou o maior tatersal no Pantanal, na fazenda Novo Horizonte (Nhecolândia), onde comercializa seis mil animais/mês.

“Esse acesso é um sonho antigo do pantaneiro e o investimento em uma obra tão esperada beneficia não apenas a região, mas retorna em mais receita em impostos ao Estado com maior comercialização do gado e mais turista visitando o Pantanal”, atesta Guaritá. Ele destacou ainda a manutenção permanente, pela Agesul, da estrada e pontes da MS-184 (Estrada-Parque), que compreende o entroncamento com a MS-228 e a BR-262.

O leiloeiro disse ainda que o transporte sempre foi fator limitante para a expansão da pecuária local, pelo custo da manutenção do sistema criatório e da fazenda, e hoje, com boas estradas, o pecuarista está investindo mais ao perceber que seu gado valorizou também. “O governo está de parabéns ao atender o pantaneiro, que tanto sofre pelo isolamento, e vejo um futuro promissor para a nossa pecuária e também para o turismo”, pontuou.

Informações com assessoria

 

Ver mais