Campo Grande (MS) – O governo tucano de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), iniciou o cronograma de capacitações para profissionais de saúde que atuam na área de Vigilância em Saúde. A primeira turma a ser capacitada é a microrregião de Naviraí, que estão sendo atendidos pela Caravana da Saúde.
De acordo com a SES, o objetivo é abordar junto aos profissionais temas como a Vigilância Sanitária, Laboratório Central, Saúde do Trabalhador, Violência Doméstica, Controle Vetorial, Intoxicações e Vigilância Epidemiológica. Médicos, enfermeiros, coordenadores de vigilância em saúde e agentes comunitários participaram da capacitação.
Um dos assuntos mais debatidos recentemente, o vírus Zika, vírus da dengue e Chikungunya. As capacitações oferecem aos profissionais uma oportunidade de se atualizar em relação ao quadro epidemiológico e disponibiliza informações para que o paciente tenha um suporte completo em seu tratamento, assim como os trabalhos relacionados ao combate aos vetores que transmitem a doença.
“É uma oportunidade única para os profissionais de saúde, é uma aproximação ao conhecimento de temas atuais dentro do cenário da saúde epidemiológica. Doenças como a Zika, Chikungunya e Dengue são assuntos que se tornaram recorrentes e a falta de informação acaba atrapalhando nos trabalhos relacionados ao tratamento e combate ao mosquito transmissor”, disse a enfermeira Damila Queiroz, da Vigilância Epidemiológica de Naviraí.