Em meio a crise financeira que assola o Brasil, o Governo tucano de Mato Grosso do Sul faz a lição de casa e dá exemplo de eficiência. Isso porque independente do cenário economico do país, conseguiu aumentar a verba do Fundo de Investimento Social (FIS)- que é repassada aos municípios – de R$ 20 milhões para R$ 26 milhões mensais.
“Esse aumento vai impactar diretamente a qualidade dos serviços na política da Assistência Social, principalmente na construção e manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica, e demais ações que beneficiem diretamente à população do município”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
De acordo com a chefe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a vice-governadora Rose Modesto, esse dinheiro começou a chegar no cofres das prefeituras de todo o estado no último mês de agosto.
“Desde o início, o governador disse que gostaria de priorizar o trabalho na área de assistencia social, que é a pasta onde alcançamos de fato as pessoas que vivem em situção vulnerável. Então diante desse momento dificil que o país está vivendo, ele olhou também pela assistência social. Nossos prefeitos, gestores e a população que necessita, estão muito felizes e satisfeitos”, declarou Rose.
A secretária explica que essa verba atende programas sociais nos 79 municípios do estado. Cada cidade recebe uma porcentagem diferente que depende da quantidade de programas de assistencia social e de pessoas alcançadas pelas ações.
“Entra tudo: desde a questão da alimentação para famílias que estão desempregadas e fora de outros programas de benefícios, até os trabalhos que são feitos dentro dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – que é onde os municípios atuam. Também as entidades do terceiro setor – que tem convênios com as prefeituras. São abrigos, centros de recuperação de dependentes químicos, projetos na área da educação, do contraturno, área preventiva que envolve educação e cultura, e muitos outros”, finalizou.