
Campo Grande (MS) – O Censo Agropecuário 2017 terá início em 1º de outubro. Em Bataguassu os agentes do IBGE reuniram-se com gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e formalizaram uma equipe para Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) e realização do censo no município.
Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.
Durante a reunião, além da criação da comissão, foi solicitada a parceira da Prefeitura para a instalação de um posto de coleta – local temporário de apoio às equipes que estarão à campo durante a realização do censo. Um local para a realização de um treinamento regional dos censitários também foi solicitado pelo órgão. Uma próxima reunião deve ser marcada nos próximos dias para discutir mais sobre o trabalho.
Em Bataguassu, fazem parte da CMGE, o presidente do Sindicato Rural, Manoel Agripino (Mapino); o coordenador municipal da Agraer, Maurílio dos Santos; o representante do Iagro, Pedro Portela; além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Alessandro Firmino de Souza. Participaram da reunião ainda o representante do IBGE, Arthur Yamamoto.
Conforme os dados do IBGE, em 2016, o município de Bataguassu possuía 174.758 hectares de área agropecuária, com total de 728 estabelecimentos cadastrados.
Informações com assessoria