
Campo Grande (MS) – A prefeitura de Itaquiraí promoveu a Oficina do Turismo do município e teve como pauta principal, a revisão do Plano de Uso Público e Manejo do PNIG – Parque Nacional Ilha Grande e as Potencialidades Turísticas de Itaquiraí e dos municípios vizinhos.
O prefeito Ricardo Fávaro afirmou que a Oficina de Turismo, apontou a premente necessidade de se detectar o potencial turístico de Itaquiraí. “Este trabalho servirá para direcionar o trabalho no âmbito de nossa gestão, para que possamos direcionar ações de preservação e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento sustentável, além disso, já estamos atuando para melhorar o acesso a Praia da Amizade e ao Parque Nacional Ilha Grande”, afirmou o prefeito que aproveitou para convocar o apoio de todos os vereadores para que apresentem sugestões para o ecoturismo de Itaquiraí.
O Plano de Manejo do PNIG começa a ser revisado no âmbito de Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo, contém as definições dos locais e regras para a visitação no interior do Parque Nacional Ilha Grande. Há a necessidade de revisão, pois, a natureza se transforma constantemente para visitação ordenada. A revisão está à cargo das Câmaras Temáticas de Turismo e Revisão de Manejo, ambas integrantes do Conselho Consultivo do PNIG, além de fóruns com representantes da sociedade, que, de alguma forma se relaciona com a unidade de conservação.
“É um evento importante porque desta forma poderemos integrar o município de Itaquiraí definitivamente à visitação ao Parque Nacional Ilha Grande. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que temos para ampliar o turismo ecológico e o desenvolvimento socioeconômico da população, através de novas atividades ligadas ao ecoturismo e geração de empregos”, analisa o prefeito Ricardo Fávaro Neto.
O evento realizado pela Prefeitura de Itaquiraí e os departamentos de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), o Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Cone Sul (Conisul), e a Câmara de Vereadores de Itaquiraí.
Informações com assessoria,