
Campo Grande – (MS) – Visando á implantação de uma Unidade de Conservação Permanente, na cidade de Itaquiraí, foi formada uma comissão com técnicos, consultores ambientais, representantes de proprietários rurais do município que aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura.
Para o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB) “realmente foi identificada uma área com floresta nativa com amplo potencial para ativos ambientais. E com o encaminhamento do projeto da unidade de conservação, vislumbramos a criação de um parque municipal ambiental. É neste contexto que estamos direcionando as discussões, para a criação do primeiro parque municipal ambiental de Itaquiraí”, observa o prefeito.
O consultor ambiental da New World Ambiental, Anderson Sugahara, explica que a meta é a implantação de uma UC nas proximidades do rio Amambai, numa área mínima de 2.000 hectares. Neste contexto, representando os proprietários rurais, Edgar Pizarro e Dilhermano Pisarro, participou da reunião o técnico ambiental, Maxsander, que anunciou os estudos preliminares já realizados, observando que a área poderá ser ainda maior, devido ao interesse de outros proprietários também ingressarem no projeto.
Representantes municipais como o secretário municipal de Administração, Mauro Gutierre, e o Assessor Institucional, Daniel Mamédio do Nascimento, salientam que o objetivo do Município de Itaquiraí é definir áreas de remanescentes ambientais para que seja feita a proteção e, sobretudo, a conservação, seja da flora ou da fauna, sempre visando mitigar a degradação do ecossistema. “Ao mesmo tempo, esta ação refletirá na melhoria da participação de Itaquiraí no bolo do ICMS Ecológico”, analisa Gutierre.
Informações com assessoria