Proibição de vídeo de artistas em apoio à candidatura de Reinaldo Azambuja (PSDB) já dura quase um mês
A censura à divulgação do “Jingle da Mudança”, gravado voluntariamente por vários artistas sertanejos de Mato Grosso do Sul em apoio ao candidato Reinaldo Azambuja (PSDB) completará um mês no próximo domingo.
Em 14 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), em representação ajuizada pela coligação do PMDB, determinou primeiro a retirada do vídeo das redes sociais. Depois, concedeu liminar para impedir a divulgação do material na propaganda eleitoral de rádio e TV do candidato tucano. Entre os talentos que gravaram o clipe em apoio a Azambuja está a dupla Munhoz e Mariano, do hit “Camaro Amarelo”.
O apoio voluntário de artistas a candidatos é prática comum, utilizada em diversas campanhas na TV. Semana passada, artistas do porte de Zezé de Camargo, Chitãozinho e Xororó, Renato Teixeira estrearam jingle de apoio a Aécio Neves, na propaganda eleitoral para o candidato à presidência da República.
Reinaldo Azambuja chegou a comentar o assunto durante bate-papo com jovens, nesta semana, em que um dos temas era a valorização da cultura e dos artistas locais. “Estamos em Mato Grosso do Sul impedidos de usar a nossa música, que foi cantado pelos talentos da nossa terra: Munhoz e Mariano, Gilson e Júnior, Loubet, Patrícia e Adriana, entre tantos outros”, completou.
A gravação dos artistas cantando o “Jingle da Mudança” foi lançada primeiro nas redes sociais, em 12 de agosto. Em apenas um dia, o vídeo foi visualizado por mais de 35 mil internautas e recebeu cerca de 550 compartilhamentos. Participaram voluntariamente da gravação as duplas Munhoz e Mariano, Gilson e Júnior, Patrícia e Adriana, Thiago e Graciano, Pedro Henrique e Fernando, além de Loubet e Maria Izabel.
Para a Editoria de Arte
Links com jingles gravados por artistas em apoio a candidatos a presidente, governador e prefeito
Aécio Neves – https://www.youtube.com/watch?v=7EmEoaB9q_An
Antonio Anastasia – https://www.youtube.com/watch?v=lQDYAqG1PNg
Luiz Humberto – https://www.youtube.com/watch?v=WAhETcKl5k0
—
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187