Brasília (DF) – O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, sinalizou que o governo examina a possibilidade de pedir à população que reduza voluntariamente o consumo de energia para garantir o fornecimento durante a Copa do Mundo . Segundo ele, a necessidade pode ocorrer, se as reservas das hidrelétricas não aumentem nos próximos meses. Mas ele negou, mais uma vez, a hipótese de racionamento, o governo poderá pedir à população que reduza voluntariamente o consumo de energia para garantir o fornecimento durante a Copa do Mundo.
“Nós não estamos trabalhando com a hipótese de racionamento”, disse Lobão em entrevista ao jornal americano “Wall Street Journal”, segundo a Folha de S. Paulo desta sexta-feira (28).
O governo já traçou os piores cenários para o setor elétrico caso o ritmo e a quantidade de chuva neste ano não sejam suficientes para reabastecer os reservatórios das usinas hidrelétricas. A conclusão é que, caso o volume de chuvas no país feche o ano próximo aos menores níveis já verificados nos últimos 82 anos, a demanda dos consumidores só será suprida mantendo todas as térmicas do sistema ligadas de março a novembro.
Até agora, 2014 enfrentou o terceiro pior mês de janeiro e o segundo pior fevereiro dos últimos 84 anos. A avaliação foi feita pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reúne as principais autoridades do setor no governo. O comitê projetou para 2014 os índices de três anos considerados “críticos” para as chuvas em todo o país –1954, 1969 e 2001.