
Campo Grande (MS) – A merenda escolar da Rede Municipal de Ensino no município de Nova Alvorada do Sul sofreu modificações para atender as necessidades de crescimento, desenvolvimento e nutricionais dos alunos durante o período letivo. A nutricionista Anuska Reis, servidora efetiva do município, regionalizou os cardápios servindo pratos como feijão tropeiro modificado e pirão de frango.
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, o tucano Juvenal Neto, foi a primeira a realizar chamadas públicas no município e valorizar as famílias dos assentamentos. “Os produtos alimentícios da agricultura familiar colaboraram muito para o enriquecimento da merenda, possibilitando o acesso a grande variedade de alimentos importantes, como frutas, verduras, leite e derivados, dentre outros, os quais são produzidos sem uso de agrotóxicos se tornando mais saudáveis para o consumo”, destacou Neto.
Anuska cita entre os principais detalhes das mudanças realizadas sob sua supervisão. “O feijão tropeiro foi adaptado para ficar com um valor nutricional adequado ao que precisa ser servido na merenda escolar. O prato original é composto por vários ingredientes gordurosos, ricos em sódio e que não devem ser servidos aos alunos. O prato atual foi feito da seguinte forma: feijão, ovos, farinha de mandioca, abóbora ralada e beterraba ralada o que torna um prato completo do ponto de vista nutricional, pois, temos a fonte de carboidrato (farinha de mandioca), proteínas (feijão e ovos) e legumes (abóbora e beterraba)”, explica.
A nutricionista coordena o armazenamento dos produtos, pré-preparo, preparo, distribuição das refeições, higienização e controle de qualidade em parceria com as merendeiras. De acordo com ela, as adaptações no cardápio estão sendo realizadas para garantir melhor aproveitamento dos hortifrutis adquiridos pela atual administração das famílias da agricultura familiar e prevenir a obesidade e complicações com a saúde dos alunos.
A Secretaria Municipal de Educação e as direções dos CEMEIS e Escolas Municipais estão à disposição dos alunos, pais e responsáveis, inclusive dos vereadores. Todos poderão tirar suas dúvidas e acompanhar o preparo da merenda escolar. (Com assessoria)