PSDB – MS

Nova Andradina completa 57 anos com ações pioneiras em inovação e tecnologia

Campo Grande (MS) – “Cidade Sorriso” e “Capital do Vale do Ivinhema”. Nova Andradina completou 57 anos no dia 20 de dezembro e ganhou um novo título, o de “Cidade Inovadora”. O título se justifica pelo pioneirismo da gestão tucana do município em ações voltadas para o desenvolvimento regional a partir da ciência, da tecnologia e da inovação.

“Nova Andradina, desde seus tempos pioneiros, sempre foi caracterizada pela ousadia e pela inovação. Ao romper barreiras e dificuldades, nosso município esteve e está sempre à frente do seu tempo, se planejando e inovando nas suas iniciativas”, ressaltou o prefeito Roberto Hashioka.

Entre as ações mais recentes está a criação da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Nova Andradina (FMDNA) e o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação (Probatec).

“Trata-se de um projeto que agrega as três instituições públicas de ensino superior existentes em nosso município, a UEMS, o IFMS e a UFMS, além da Uniesp e da USP”, ressaltou o chefe do Executivo municipal ao destacar a adesão de novas entidades.

Com o intuito de instituir o Parque Tecnológico de Nova Andradina, as ações também contam com o apoio de instituições como Fiems, Fecomercio, Sebrae, Embrapa, CNPq, CAPES e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), do Governo do Estado.

Os exemplos promissores desenvolvidos em Nova Andradina, inclusive, já serviram de referência em palestras e seminários, como a 25ª edição da Conferência de Empreendedorismo e Inovação, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Cuiabá (MT).

Além da conferência da Anprotec, maior evento do gênero na América Latina, a experiência de Nova Andradina na construção de habitats de inovação pautou exposições em São Paulo e Campo Grande, no 4° Simpósio Científico Internacional e no 14° Encontro da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação, respectivamente. (Com assessoria)

Ver mais