PSDB – MS

Número de empregos na indústria tem quarta baixa consecutiva, a maior desde 2009

industria-foto-divulgacao--300x209Brasília – A indústria brasileira segue em queda. O número de empregados no setor recuou em 0,6% na comparação entre julho e agosto. É a quarta queda mensal consecutiva e a maior registrada desde abril de 2009. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram divulgados em reportagem do jornal O Globo, nesta quinta-feira (10).

A diminuição do número de empregados foi identificada em 13 das 18 categorias pesquisadas. Também na comparação entre julho e agosto, houve recuo de 2,5% na folha de pagamento real, que mede os valores pagos aos profissionais.

O quadro negativo não surpreende o presidente nacional do Núcleo Sindical do PSDB, deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB). Para ele, o país vive um ciclo de desaceleração da economia que tem na redução da quantidade de postos de trabalho um dos efeitos mais sérios.

“A combinação é muito simples de compreender. A soma entre juros altos, inflação em subida e crescimento pequeno do PIB gera poucos empregos”, disse.

Ramalho afirma que o setor produtivo se sente desestimulado e não se vê encorajado em investir no país: “Os juros altos fazem com que, para muitas pessoas, seja mais interessante especular do que investir”, criticou, contestando a decisão de aumento da taxa Selic, anunciada na quarta-feira (9) pelo Banco Central.

O tucano lamenta que, mesmo com um cenário de crise, ainda existam poucas mobilizações de sindicalistas que cobram atitudes do governo: “Infelizmente, há muitos que estão instalados dentro do governo e por isso optam por não combater, não criticar o que está errado. É um grande problema”.

Ver mais