O sucesso do programa Caravana da Saúde, instituído em Mato Grosso do Sul pelo governado do tucano Reinaldo Azambuja, tem atraído gestores de todo o país. Neste sábado (3), o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, esteve em Corumbá acompanhado de Reinaldo e declarou ter ficado muito entusiasmado com a iniciativa.
“Viemos para a microrregião de Corumbá participar de mais uma edição da Caravana da Saúde. Pedro Taques veio conhecer esta ação que está mudando para melhor a vida da nossa gente. Ficamos muito contentes com a visita e esperamos que os resultados positivos da Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul possam se repetir em Mato Grosso”, disse Reinaldo Azambuja.
Para Taques, mais que atendimento médico, a Caravana leva dignidade a população. “Fiquei impressionado de ver o número de atendimentos, a concretização do acesso fundamental do cidadão a saúde. Aqui está se dando dignidade a essas pessoas. Em Mato Grosso nós vamos organizar uma caravana da saúde também. É um belíssimo trabalho. Ressalto que a Lei complementar nos dividiu, mas nós estamos juntos para que o cidadão tenha mais dignidade a atendimento humanizado”, finalizou.
Além de Mato Grosso, os estados do Amapá e Rio Grande do Sul já demonstraram interesse em levar o programa instituído pelo governador de MS para novas fronteiras. Na Caravana em Paranaíba, representantes do governo do Amapá também vieram ver de perto a iniciativa.
Caravana em Corumbá
A Caravana da Saúde iniciou os atendimentos pelas consultas oftalmológicas na terça-feira (29). Na sexta-feira (02) iniciaram as cirurgias de catarata, que prosseguem até a quarta-feira (07). No sábado (03), o dia “D”,participaram cerca de 30 instituições parceiras da Caravana.
A estimativa é de que sejam realizadas 1.800 cirurgias oftalmológicas e mais de 5.500 consultas, além das consultas especializadas e cirurgias hospitalares. Todos os procedimentos cirúrgicos foram agendados pela Central de Regulação da Prefeitura.