Candidato do PSDB apresenta propostas para aumentar produtividade nos assentamentos rurais e em pequenas propriedades de Mato Grosso do Sul
O candidato ao governo Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou a falta de ação dos governos do PT para melhorar a vida de assentados e pequenos produtores rurais. Em encontro com a população de Sidrolândia, nessa quarta-feira (17), onde cerca de 4 mil famílias vivem em 23 assentamentos rurais sem infraestrutura, o tucano reafirmou o compromisso de aumentar a produtividade no campo, o que não foi feito durante os últimos anos pelo governo petista.
“Nesses últimos anos o PT fez muito pouco para dar dignidade aos pequenos produtores nos assentamentos. O Estado tem que ser indutor do desenvolvimento e eu serei um parceiro da agricultura familiar”, disse Azambuja.
Entre as ações propostas pelo candidato estão a isenção de impostos para itens da cesta básica produzidos pelos pequenos agricultores, apoio técnico, melhoria da infraestrutura e a instituição de um fundo de apoio à produção e comercialização da agricultura familiar. “No seu governo também será criada a Secretaria de Estado do Agronegócio e da Agricultura Familiar”, disse Reinaldo.
Hoje, 80% das frutas, verduras e legumes consumidos em Mato Grosso do Sul são importados de São Paulo e Paraná.
Mentira dos adversários
Azambuja ainda respondeu a boatos espalhados pelos adversários de que seria da elite e que não daria apoio aos pequenos agricultores. Ele lembrou que quando foi prefeito de Maracaju fez um governo parceiro dos assentamentos Cantagalo, Guilhermina e Valinhos, levando investimentos e infraestrutura para aumentar a produtividade no campo.
“Graças a esse trabalho tive a aprovação de 70% das famílias. Então, é uma mentira essa história de que não serei parceiro dos assentados”, disse.
A exemplo de Goiás, administrado pelo PSDB, Reinaldo Azambuja quer estimular a produção de leite. A ideia é distribuir touros melhoradores, embriões de fêmeas para os assentados e módulos de irrigação para melhorar a produção.
“Vamos incentivar a produção leiteira no nosso Estado, apoiando os pequenos produtores”, completou.
“MS parou no tempo”
Azambuja destacou ainda que Mato Grosso do Sul “parou no tempo” e não implantou nos últimos 20 anos programas de desenvolvimento capazes de fazer do Estado um modelo para o Centro-Oeste.
“Precisamos desenvolver nosso estado, potencialidades nós temos. Aqui em Sidrolândia tem gente trabalhadora, terras férteis e um clima extremamente favorável. Se tiver governo com visão, parceria pra levar desenvolvimento, vamos fazer este Estado avançar muito”, concluiu.
Carreata da Mudança
Sidrolândia recebeu com carinho e festa a passagem da “Carreata da Mudança”. Cerca de 400 veículos percorreram as principais vias da cidade para acompanhar Reinaldo Azambuja. Ao lado de várias lideranças políticas, entre elas o prefeito Ari Basso, Reinaldo Azambuja fez corpo a corpo no comércio para cumprimentar a população e pedir votos. Foguetes e bandeiras deram o tom da campanha, que ganhava adeptos por onde passava.
“É com muita satisfação que visito Sidrolândia, esse importante polo de desenvolvimento da região. A recepção calorosa da população nos estimula nesta caminhada”, disse Reinaldo.
—
Fotos: Alexandre C. Mota
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187