João Cesar teve seu primeiro contato com a política ainda universitário. Ao participar de campanhas e movimentos, se apaixonou pela política, e resolveu se candidatar a vereador da Capital. Honrado por começar a sua história pelas mãos do governador Reinaldo Azambuja, João cumpre seu primeiro mandato e é o atual presidente do PSDB de Campo Grande.
João, nos conte sua trajetória política.
Tudo começou quando ainda universitário, fiz parte do Diretório Central de Estudantes (DCE) e desde 2000, participo de campanhas e movimentos políticos. Tenho a honra de ter começado a minha história pelas mãos do governador Reinaldo Azambuja, um político que representou e ainda representa a mudança que Campo Grande e Mato Grosso do Sul merecem. Assim em 2016 me candidatei nas eleições municipais e fui eleito vereador pelo PSDB para o mandato 2017/2020, com 3.729 votos.
Você foi eleito em sua primeira candidatura com um número expressivo de votos, a que você define esta vitória?
Fazer política sempre foi uma grande paixão e acredito que, assim como eu, muitos estavam indignados com a situação política da nossa cidade. Foi essa indignação que me motivou a querer representar as famílias que vivem aqui, de legislar e fiscalizar com seriedade na Câmara Municipal, onde acredito que foi essa a identificação com os campo-grandenses que me elegeram.
Você foi reconduzido à presidência do PSDB de Campo Grande, qual é o desafio que vê pela frente?
Estamos a planejar estratégias para as eleições municipais que ocorrerão o ano que vem. Mesmo com o fim das coligações em proporcionais, queremos manter o PSDB fortalecido na Câmara dos Vereadores, já que atualmente, o partido conta com a maior bancada da Casa, com seis representantes. O PSDB vai buscar nomes que estejam à disposição dentre os tucanos, e posteriormente abrirá convites para colegas políticos de outros partidos e até mesmo mantendo diálogo para novas lideranças que queiram fazer parte e filiar-se.
Nesses três anos e meio de mandato como vereador, quais foram os trabalhos realizados para a população campo-grandense?
São vários projetos de leis que já foram sancionados pelo executivo municipal. Somente nesse primeiro semestre de 2019 foram quatro, relacionados à transparência das contas públicas, garantia de direitos a estágio para pessoas com 60 anos ou mais que estão na universidade, proibição de uso particular das milhas de viagens adquiridas na compra de passagens com dinheiro público e agora por último, foi aprovado pela Câmara, a lei que institui a presença de psicólogos nas escolas municipais. Sugiro que também busquem o conhecimento das leis “Mais Leite”, “Motorista Premiado” e o “Fácil Eventos”, também de minha autoria. Nesses três anos e meio de mandato, também apresentei milhares de indicações, a maioria foi atendida, com pedidos de melhorias para todas as regiões de Campo Grande como patrolamento, tapa-buracos, iluminação pública e sinalização de trânsito, e por essa, fiquei conhecido como o vereador das rotatórias, por seu autor das indicações que resultaram na instalação dos semáforos na Avenida Mato Grosso com a Via Parque e também da Coca-Cola, saída para São Paulo.
Tem mais alguma coisa que gostaria de falar que não foi perguntado ou deixar alguma mensagem?
Gostaria de agradecer a todos que acompanham o nosso mandato e ainda participam por meio de nossas redes sociais e pelo aplicativo CHAMAOJOAO. Essa foi minha promessa de campanha, que recebe inúmeros pedidos de moradores da Capital e que nos aproxima das pessoas. Quem acessa a ferramenta, consegue solicitar tapa-buraco, iluminação pública, poda de árvore, academia ao ar livre, cascalhamento, limpeza de via pública, além de melhorias para o trânsito, saúde, transporte público e educação de Campo Grande. Também estamos abertos para receber convites e ir até os bairros, nas casas, ouvir as pessoas e conhecer sempre a realidade da nossa cidade. Chama o João!