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Governador entrega mais de R$ 25 milhões em equipamentos à agricultura familiar do Estado

A vida ficou um pouco mais fácil para agricultores familiares de Aquidauana e de outros seis municípios da região. Na manhã desta quinta-feira (14.2), o governador Reinaldo Azambuja foi ao município fazer a entrega de 14 patrulhas mecanizadas, além de outros instrumentos agrícolas. Nos últimos quatro anos da gestão Reinaldo Azambuja foram entregues à agricultura familiar do Estado mais de R$ 25 milhões em equipamentos.

As patrulhas de hoje foram destinadas para os municípios de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda (distribuidor de calcário) e Nioaque. O valor do investimento foi de R$ 927.072,00.

“Um trator desses a gente nunca vai ter condições de comprar. O trabalho de dois dias de enxada, ele vai fazer em uma hora. Vamos poder produzir com qualidade o alimento que vai ser consumido na cidade”, disse a produtora Vera Luiza Dias, 64 anos, do assentamento Andalúcia, onde moram 164 famílias, em Nioaque.

Ela explica que a patrulha vai melhorar as condições de produção, beneficiando a comunidade. “Chega em um bom momento, do plantio de feijão”, acrescenta Vera, que também cultiva, sem agrotóxicos, milho, mandioca, abacaxi e outras frutas.

O governador Reinaldo Azambuja afirmou que nos últimos quatro anos de gestão foram entregues à agricultura familiar do Estado mais de R$ 25 milhões em equipamentos. “Isso é fruto de uma parceria com a bancada federal que ajudou colocando emendas impositivas, emendas individuais. Todos os parlamentares foram parceiros desse programa de reestruturação e isso permite que a gente continue fazendo essas entregas, que com certeza ajuda o agricultor”.

Em 2019, o Estado tem orçamento garantido de R$ 29 milhões para a aquisição de máquinas agrícolas. “Só nesse ano temos garantido no orçamento do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, R$ 29 milhões para a compra de equipamentos. Teremos mais condições para atender todo o segmento da agricultura”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja afirmou que nos últimos quatro anos de gestão foram entregues à agricultura familiar de MS mais de R$ 25 milhões em equipamentos.

Reinaldo Azambuja falou da satisfação em dar continuidade ao programa de reestruturação da agricultura familiar. “Primeiro ficamos muito contentes em dar sequência ao trabalho de equipar, principalmente, a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. Vamos entregar entre hoje e amanhã, 189 patrulhas mecanizadas à agricultura familiar, totalizando 1.100 equipamentos, já que as patrulhas vêm com grades aradoras, carretas distribuidoras, rotoencanteirador e outros implementos. São equipamentos que ajudam a fortalecer a agricultura familiar e a melhorar a produção do pequeno agricultor”, contou.

Em discurso, o governador disse ainda que 70% do alimento que consumimos vem da agricultura familiar e que essas entregas refletem em vários setores. “Até os presídios poderão começar a comprar os produtos da agricultura familiar”, revelou.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais cresceu nos últimos anos, disse o governador, conforme pesquisa divulgada recentemente pela empresa de consultoria Macroplan. Entre as 27 unidades da federação, Mato Grosso do Sul obteve o maior crescimento no Índice Geral dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE) de 2007 a 2017. O Estado ficou na 9ª posição, com índice 0,546. O IDGE varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado.

Participaram do evento os secretários especiais Luciana Azambuja (Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres), Sergio de Paula (Escritório de Articulação Política) e Pedro Chaves (Escritório de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos); a subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Terena; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna; o deputado estadual, Felipe Orro; os ex-deputados estaduais João Grandão e Enelvo Felini; prefeitos e vereadores.

Entrega de Insumos

Comunidades indígenas de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque serão beneficiadas com a entrega.

Na mesma solenidade em Aquidauana, o governador fez a entrega de insumos que irão atender às comunidades indígenas de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque. Serão distribuídos 164 sacos de feijão e 332 sacos de milho, adquiridos com recursos do Proacin/2019. O montante investido totaliza mais de R$ 202 mil e serão distribuídos para 26 municípios.

“Vamos entregar também, como parte do nosso programa de apoio às comunidades indígenas, as sementes de feijão e sementes de milho que vamos distribuir a todas de Mato Grosso do Sul, dando condição para eles terem uma semente certificada e de qualidade para plantio tanto do feijão quanto do milho”, finalizou o governador.

Luciana Brazil e Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues

Beto Pereira solicita instalação de lotérica em Nova Porto XV, Bataguassu

O deputado Beto Pereira (PSDB) se reuniu com a superintendente Nacional de Relacionamento Institucional da Caixa Econômica, Magda Dias, e com o gerente Nacional de Gestão de Rede Lotérica, Juliano Gomes, nesta quinta-feira (14). A audiência foi marcada pelo parlamentar para solicitar a instalação de uma lotérica no distrito de Nova Porto XV, no município de Bataguassu.

Para Beto, Nova Porto XV “é um distrito todo asfaltado, com todos os serviços públicos e vida própria, porém os moradores não tem onde pagar suas contas e utilizar serviços bancários. O proprietário da lotérica que fica no centro de Bataguassu, inclusive defende a instalação de uma outra lotérica em Porto”, argumentou.

A demanda foi apresentada pelos vereadores Cleyton Rodrigo (PTB) e Mauro de Souza (PSDB), que também estiveram na reunião. “O Distrito da Nova Porto XV fica a uma distância de 15 quilômetros da sede e comarca de Bataguassu e tem uma população de 4 mil habitantes. É uma solicitação importante para os moradores que não contam com nenhum posto de serviços bancários”, afirmou Cleyton.

Para o vereador Mauro de Souza, “apesar do grande número de moradores, neste distrito não há nenhum banco, correspondente bancário ou casa lotérica, e os moradores se veem obrigados a ter que deslocar-se quase 30 quilômetros, contando ida e volta, para realizar serviços bancários básicos como o pagamento de faturas de serviços públicos, como água, luz e telefone”.

No distrito, existe uma considerável parcela de moradores aposentados, beneficiários sociais e pescadores, que também sentem uma grande dificuldade para realizar o saque dos seus benefícios.

Beto Pereira ainda defendeu que “a instalação de uma Casa Lotérica no distrito resolveria essa problemática, pois, além de ser um local para que os moradores paguem as suas contas e realizem os saques dos benefícios, ainda seriam ofertados outros serviços como saques e depósitos para correntista da Caixa Econômica Federal, apostas na loteria federal, recargas de celular, entre outros”.

Os representantes da Caixa Econômica prometeram uma resposta sobre a solicitação para o dia 21 deste mês.

Projeto de Lei “Fácil Eventos” é aprovado em primeira votação na CMCG

Em sessão ordinária desta quinta-feira (14), foi aprovado em primeira discussão e votação, Projeto de Lei 8.703/17, dos vereadores João César Mattogrosso, André Salineiro e Dr. Sami, que autoriza a prefeitura a instituir o “Fácil Eventos”, procedimento de unificação na expedição e retirada das documentações necessárias à promoção de eventos, tais como licenças e alvarás.

O presente Projeto de Lei foi idealizado após diálogos com empresários, promotores de eventos, artistas bem como representantes do poder público. O objetivo principal é dar celeridade e praticidade neste trabalho formal, preliminar a realização dos eventos, facilitando assim a efetiva operação da atividade final.

“A legislação dará agilidade aos serviços da iniciativa privada que contribui diretamente na incrementação de receitas ao município, por meio recolhimento de imposto e geração de empregos. O meu pleito é a modernização no sentido de interligar a comunicação entre os órgãos competentes pela emissão de alvarás junto à SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e à Prefeitura de Campo Grande”, aponta João César Mattogrosso.

Ainda segundo o vereador, os estudos para concretização desses avanços foram um importante passo rumo à evolução, pois o objetivo central é atender às demandas dos alvarás com mais agilidade e segurança para população.

Geraldo Resende participa da primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, participou nesta quarta-feira (13.2) da primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. O encontro também teve a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Retorno ao Conass quase 20 anos depois para participar deste importante fórum que tem como missão articular, representar e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde no âmbito do SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou Resende.

Durante a reunião foi feita a apresentação de todos os secretários estaduais de Saúde do Brasil. Em seguida, foi apresentado o funcionamento do Conass aos gestores. Também foram explicados os projetos do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde e o projeto de fortalecimento da Gestão Estadual do SUS.

Entre outros temas que discutidos, durante todo o dia, estão a situação do abastecimento dos medicamentos de compra centralizada e orientação quanto aos Fundos Estaduais de Saúde.

Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Secretaria Estadual de Saúde negocia intervenção no Hospital Regional de Ponta Porã

A secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul decidiu realizar uma intervenção negociada junto ao Instituto Gerir, administradora da unidade. O acordo foi supervisionado pelo Ministério Público Estadual. O motivo é devido a sucessão de crises na gestão no Hospital Regional de Ponta Porã Dr. José Simone Netto.

No termo de acordo assinado entre a secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Instituto Gerir e Ministério Público Estadual em 06 de fevereiro, ficou designado o auditor do Estado Eduardo Rodrigues para acompanhar e gerenciar a utilização dos repasses financeiros efetuados ao Instituto Gerir, por meio do contrato de gestão firmado em 2016, incluindo o processo de pagamento de dívidas apuradas nos termos de acordo extrajudiciais. A designação tem duração de 60 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a designação e acompanhamento do servidor do Estado é fundamental para a continuidade do funcionamento do Hospital. “Nós enxergamos com preocupação a situação em que se encontra o Hospital Regional de Ponta Porã, tendo em vista a dificuldade que a Gerir está tendo em administrar as demais unidades em outras regiões do Brasil”, disse.

O Hospital Regional de Ponta Porã é administrado por Organização Social, através do Instituto Gerir, desde 2016. A Secretaria Estadual de Saúde monitora a gestão através da equipe local do Núcleo Regional de Ponta Porã, com visitas diárias à unidade, e a Comissão de Acompanhamento Contratual de Gestão, que realiza relatórios periódicos. O Termo de acordo foi acompanhado pelo promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, Gabriel da Costa Rodrigues Alves.

Conforme relatório da comissão de acompanhamento dos meses de setembro, outubro e novembro, o Instituto Gerir cumpriu 66% das metas estabelecidas do contrato de gestão. Os repasses para a Unidade são referentes aos cumprimentos das metas contratuais.

Entre 01 de janeiro e 08 de fevereiro de 2019, a Secretaria Estadual de Saúde repassou ao Instituto Gerir R$ 5,3 milhões de recursos próprios para fazer frente ao pagamento de salários atrasados de funcionários contratados pela organização social e a fornecedores. A prefeitura de Ponta Porã deu ajuda emergencial para compra de insumos no valor de R$ 300 mil no mês de janeiro.

No acordo, o Instituto Gerir se comprometeu a fornecer relatório diário sobre o fluxo a situação econômico-financeira do hospital. Também será criada uma conta especifica e exclusiva para receber e movimentar os recursos destinados ao Hospital Regional de Ponta Porã.

O contrato entre o Governo do Estado e o Instituto possui metas quantitativas e qualitativas que o gestor do hospital precisa cumprir, garantindo eficiência, eficácia e efetividade com atendimento exclusivo aos usuários do SUS no estabelecimento de saúde.

A unidade é referência de atendimento para oito municípios da microrregião de Ponta Porã (Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru). O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade nas unidades de internação (Clínica Médica, Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica) e UTI Adulto.

Beto Pereira é eleito primeiro vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Beto Pereira foi eleito primeiro vice-líder do PSDB. A eleição aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na primeira reunião da bancada tucana na Câmara dos Deputados, nesta nova legislatura. O partido conta com 30 parlamentares no total e confirmou também Carlos Sampaio, de São Paulo, como líder do partido.
Para Beto Pereira, “tive a honra de ser escolhido para ser o primeiro vice-líder. Vou atuar ao lado do líder, Carlos Sampaio e serei um grande apoiador das ideias tucanas em Brasília, defendendo os interesses de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Agradeço a confiança em mim depositada pelos meus colegas parlamentares”, afirmou durante a reunião.
Segundo o deputado Carlos Sampaio, Beto Pereira reúne renovação e experiência para o cargo. “Beto é qualificado. Ele representa a nova versão do PSDB, um partido conectado com a sociedade e com posições muito claras em defesa do nosso eleitorado. Ele foi prefeito, foi deputado estadual, relator da reforma da previdência no Estado e vai falar em meu nome em todos os cantos dessa Casa Legislativa”, disse.

Na ausência do líder, caberá a Beto Pereira nortear as discussões de votações de propostas, a articulação política e a responsabilidade de unificar o discurso partidário. No Plenário, ao substituir o líder, será o deputado sul-mato-grossense a expressar as opiniões do PSDB em votações, bem como participar da definição da pauta do Plenário no colégio de líderes. Beto poderá orientar a bancada, falar pela bancada, dispensar discussão de matérias com parecer favorável, adiantar a discussão de um projeto de lei em comissão e registrar candidatos a cargos de direção na mesa diretora da Câmara dos Deputados.
“Mesmo em meu primeiro mandato, estou preparado, mas com muita humildade para esta missão. A experiência como prefeito por duas vezes me faz ter essa conexão com os anseios da população. Como deputado estadual, presidi comissões importantes como a de Constituição, Justiça e Redação, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis e relatei a CPI da Enersul/Energisa. Espero dar orgulho ao meu Mato Grosso do Sul”, finalizou Beto.

 

Rose Modesto é eleita vice líder do PSDB

Em reunião na tarde desta terça-feira (12/02), a deputada federal Rose Modesto (PSDB/MS) foi eleita vice-líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados. A parlamentar vai representar os 29 deputados da legenda.

O vice-líder tem a missão de encaminhar votações em plenário e nas comissões, defender os posicionamentos do partido e garantir que a opinião da legenda seja respeitada nas votações, bem como representar o partido em agendas externas.

  • “Ser escolhida para representar os 29 deputados do PSDB é uma grande honra, mas acima de tudo um grande desafio já que nossa bancada é formada por pessoas atuantes em diversas áreas da sociedade e estou no meu primeiro mandato. É o resultado do trabalho iniciado em Campo Grande, na educação, passando pela Câmara de Vereadores e no cargo de vice-governadora, sempre com os pés no chão, ouvindo o povo”, destacou a deputada.

Mara Caseiro assume Fundação de Cultura e garante gestão democrática

Foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado a nomeação da ex-deputada estadual Mara Caseiro como diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Há algumas semanas, ela vem participando de reuniões com técnicos da instituição e classe artística, a fim de definir metas e traçar estratégias para realizar uma gestão democrática e participativa.

“O governador Reinaldo Azambuja confiou a mim esse trabalho, e eu quero desempenhar da melhor maneira possível. Estamos tomando ciência dos principais projetos, da questão orçamentária e da estrutura que temos. Nosso objetivo é fazer uma gestão aberta, com a participação de todos”, afirmou.

A primeira missão de Mara Caseiro será o Carnaval 2019. Mas o governador já deu outras determinações prioritárias para a nova gestora da Fundação de Cultura do Estado.
Entre elas, a recuperação do Centro Cultural José Otávio Guizzo, que abriga o teatro Aracy Balabanian, e a Casa do Artesão, ambos em Campo Grande; o Castelinho, em Ponta Porã, e o patrimônio histórico de Corumbá.
“Também já estamos trabalhando nos festivais de Bonito e América do Sul, muito importantes para a divulgação cultural do nosso Estado”, complementou.

Com a intenção de interiorizar atividades como dança, teatro, música, artes plásticas e artesanato, Mara Caseiro pretende promover circuitos pelos principais municípios de Mato Grosso do Sul.

Mara busca ainda uma agenda com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário nacional da Cultura, Henrique Medeiros Pires, para falar sobre os principais projetos a serem desenvolvidos, além da captação de recursos para sua execução.
Para conseguir mais recursos para o setor, ela também pretende buscar parcerias com empresários e fazer uso da Lei Rouanet.
Carreira

Mara é natural de Umuarama, no estado do Paraná, e é formada em Odontologia. Ingressou na carreira política em 1992, quando foi candidata a vice-prefeita de Eldorado.
A primeira vitória nas urnas foi em 1996 como vereadora. Em 2000, assumiu o comando do município, cargo para o qual foi reeleita em 2004. Chegou ao Legislativo em 2011, onde permaneceu por dois mandatos.

PSDB lamenta morte do jornalista Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci

A Executiva Nacional do PSDB emitiu uma nota de pesar nesta segunda-feira (11) pelas mortes do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci, que faleceram após um acidente de helicóptero no final da manhã de hoje. O helicóptero caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via.

Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM, além de colunista da revista “IstoÉ”. Ele trabalhou nos jornais “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil”. Na década de 1990, teve uma coluna diária no “Bom Dia Brasil”, na TV Globo, e trabalhou no “Jornal da Globo”. Foi ainda diretor de jornalismo da Band e teve passagem pelo SBT.

Boechat era recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se – e o único a ganhar em três categorias diferentes (Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV). Ganhou por três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro.

Leia abaixo a íntegra da nota:

O PSDB lamenta profundamente as mortes de um dos jornalistas mais importante do Brasil, Ricardo Boechat, e do piloto Ronaldo Quattrucci, ocorridas no fim da manhã desta segunda-feira (11), em decorrência de um acidente de helicóptero em São Paulo.

Nossa solidariedade à família de Boechat e do piloto do helicóptero, aos profissionais da rádio Band News e TV Bandeirantes, aos amigos, ouvintes e telespectadores que o admiravam.

Com certeza, o Brasil perdeu hoje um grande comunicador que, por décadas, informou com seriedade a população.

Boechat era o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se, com 17 troféus. Ele também ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro e atuou em alguns dos principais veículos e canais do país.

Executiva Nacional do PSDB

Com atração nacional, Nioaque Folia 2019 promete aquecer economia local

Visando fomentar empregos temporários e aquecer a economia local, a Prefeitura de Nioaque realizará o Nioaque Folia 2019. O município será o único na região Sudoeste que fará o evento.

O Carnaval na cidade ganhou força em 2017, e com esse crescimento várias pessoas estão usando a criatividade e a determinação para buscar uma forma de garantir uma renda extra durante a folia, seja ela de forma artesanal ou com grandes investimentos.  E para que a festa tenha uma infraestrutura adequada para todos os foliões, a prefeitura irá disponibilizar tendas para os comerciantes.

A primeira atração confirmada é o cantor Israel Novaes, que já tocou na festa de São João de Petrolina e Villa Mix.

É o terceiro ano consecutivo que a atual gestão realiza a festa, fazendo de Nioaque um destino já tradicional para o público da região.

O Carnaval nioaquense auxilia também na renda de muitos munícipes, que  alugam suas casas para o público das cidades vizinhas que vem curtir o evento.

A realização da  festa só está sendo possível  devido ao apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Estadual de Cultura, que sempre apoiou os eventos culturais do município, como Réveillon e o Aniversário da Cidade.

“O Nioaque Folia será um oportunidade para que o comércio da cidade, ambulantes e outras atividades possam adquirir recursos com a venda de produtos e serviços”, afirma o prefeito Valdir Júnior.

Mais informações sobre o Nioaque Folia através do telefone: 99633-2434.