No primeiro ano do seu quinto mandado o prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB), demonstrou mais uma vez a forma de administrar o município de Rio Brilhante com seriedade, trabalho e pensando na coletividade.
Com economia na máquina pública e utilização racional de recursos, a Administração Municipal conseguiu uma economia para realizar investimento na limpeza da cidade. Com isso, o Prefeito Donato entregou na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro um caminhão coletor/compactador de lixo da marca Volkswagen. Esse veículo tem capacidade de 19 metros cúbicos, específico para a coleta de lixo no perímetro urbano, garantindo destino correto aos resíduos sólidos do município. O caminhão foi adquirido com recursos totalmente próprios, ao custo de 330 mil reais.
A conquista reflete o comprometimento do prefeito Donato com a população. A aquisição visa oferecer melhor qualidade de vida aos funcionários, além de melhorar a coleta de lixo e proporcionar uma cidade mais limpa, com mais saúde e meio ambiente sustentável.
Com essa entrega de hoje Donato mostra sua preocupação em manter a cidade limpa, sendo o único Prefeito na história do município a adquirir caminhões coletores de lixo. Tanto que todos os veículos desse tipo existentes em Rio Brilhante foram adquiridos em suas gestões. Os dois únicos caminhões para coleta haviam sido adquiridos nos anos de 2005 e 2012.
Este caminhão adquirido agora dará tranquilidade para a população na coleta de lixo. “A reclamação da coleta de lixo tem sido constante, e a população reclama com razão, devido ao caminhão que fica quebrado na mecânica. Então a compra deste veículo era o que mais estava fazendo falta e o primeiro investimento teria que ser deste caminhão que vai trazer melhorias na coleta de lixo da nossa população. Além de ser um caminhão novo vai produzir muito mais devido a sua capacidade de armazenamento de lixo que é mais que o dobro dos caminhões que temos e a partir da semana que vem já estará trabalhando”, destacou o prefeito Donato Lopes.
O Secretário de Infraestrutura Antônio Lino Barbosa Neto destacou a importância do novo caminhão da coleta de lixo para a população. “Desde o começo do ano a nós temos atravessado sérias dificuldades para realizar a coleta de lixo. No início do mandato recebemos os dois caminhões existentes todos sucateados. Realizamos as manutenções, mas sempre dava problema mecânico por serem veículos mais antigos. Fizemos economias para corrigir essas falhas e investimos 330 mil reais na compra deste veículo trucado com capacidade maior, que fará o turno de coleta sem precisar ir descarregar no lixão, dando mais agilidade na coleta e gerando economia para o município”.
O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), confirmou na manhã de terça-feira (14-11), a implantação de iluminação pública em todas as ruas do Jardim Betel, o bairro mais novo de Itaquiraí implantado em sua gestão, situado na região do extremo sudoeste da cidade, com 300 lotes.
O anúncio da obra foi feito ao presidente da Câmara de Vereadores, Edilson Luiz Pereira (PR), que na ocasião estava acompanhado pelos vereadores, vice-presidente Nei Portela (PSDB), Carlos Prado – Careca (PTB), Varley Fávaro (PSDB), Antônio Zuza (DEM), e Jefferson Lopes (PSB). Da reunião no Gabinete do Prefeito também participaram o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Carlos Loro – Carlão, a presidente da Comissão de Licitação, Vilma Angelina, o Diretor do Departamento de Compras Douglas Tofanin, e o eletricista Eliezer Ferreira.
Ricardo Fávaro esclareceu aos vereadores que o projeto para a implantação do sistema de iluminação pública foi enviado à Energisa há bastante tempo. Porém, a concessionária exigiu revisão do projeto, e o Município fez a revisão. Posteriormente, a Energisa apontou a necessidade de outros ajustes no mesmo projeto, e a Prefeitura providenciou.
“Por último, para garantir a aprovação do projeto que já se arrastava apenas por questões burocráticas, a Energisa exigiu que o mesmo fosse assinado por um engenheiro elétrico e, mais uma vez, a administração tomou esta providência. Foram várias readequações que provocaram este atraso”, acrescentou o secretário de Obras, Carlão.
Aos vereadores, a diretora do setor de Licitações confirmou que o processo licitatório já havia sido realizado. O diretor de Compras observou que a empresa vencedora da licitação já estava fazendo a entrega dos materiais, porém, a Energisa exigiu a substituição dos braços de sustentação por modelo mais moderno. “Em 25 dias realizamos todo o serviço de instalação das luminárias”, sustenta o eletricista Eliezer.
Ao responder indagações dos vereadores, o prefeito Ricardo disse que serão instaladas 60 luminárias de vapor de sódio de 70 watts. “Esta melhoria vai acabar com a escuridão, enfim, garantir mais segurança para que as famílias possam circular no período noturno”.
Os vereadores saíram satisfeitos da reunião, tendo em vista que um grupo de moradores foi até a sessão da Câmara e cobrou dos parlamentares que fizessem gestões junto ao Executivo Municipal, para reivindicar a urgente realização da obra.
“Esta é a notícia que queríamos ouvir do Executivo. Sabíamos da determinação do prefeito Ricardo em garantir esta infraestrutura e, agora, poderemos levar esta informação aos moradores”, comemorou o presidente Edilson. “É mais um compromisso que a administração do prefeito Ricardo está cumprindo. Aliás, começou com a implantação do bairro, atendendo aproximadamente 300 famílias de sem teto”, destaca o vereador Varley. “Este investimento atende mais uma prioridade básica dos moradores. Por isso, agradecemos o atendimento de nossa reivindicação e dos demais vereadores, por parte do Executivo”, comentou o vice-presidente da Câmara, Nei Portela.
O município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação no dia 10 de Dezembro e para brindar este data, a prefeitura estará realizando dois dias de festividades incluindo shows, feiras e inauguração de um centro educacional.
Todas a gerências administrativas estarão trabalhando na organização dos eventos a serem realizados nos dias 9 e 10 de dezembro.
No dia 09 acontecerá uma feira gastronômica no Calçadão da Avenida São Jose a partir das 19 horas, com atrações artísticas no Palco de eventos apresentando a dupla Rose Firmo e Alarcon.
No dia 10 de dezembro, aniversário do município, as atividades se concentram na Grande COHAB, onde às 15 horas dentre as atrações, o prefeito Marcos Pacco e autoridades, descerrará a placa inaugural da Creche Milton Menani e a partir das 19 horas grande show com a dupla Victor Gregório e Marco Aurélio.
Paralelamente, outras importantes ações alusivas estarão acontecendo durante a semana de aniversário, com destaque para o dia 2 de dezembro, onde numa ação do tribunal de justiça do estado com apoio da prefeitura, haverá um casamento comunitário no salão de eventos da Gerencia de Ação Social.
O prefeito Marcos Pacco disse que neste aniversário de Itaporã, além da comemoração propriamente dita, há um sentimento de dever cumprido com a inauguração da Creche do Santa Terra. “Vamos celebrar este aniversário com alegria, sobretudo, depois de passarmos por um ano de muita dificuldades e muita luta pra recolocar as coisas em ordem. Nunca perdemos a fé e a esperança, tampouco a determinação de reconstruir nosso município e é neste caminho que estamos direcionando nossa administração”, disse Pacco.
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Núcleo Municipal de Habitação abre nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, as inscrições para o programa Lote Urbanizado, ação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) em parceria com município. Desta vez, são 25 lotes destinados para moradores do Distrito de Nova Porto XV.
Segundo o responsável pelo setor, Luciano Fernandes Gonçalves, podem participar da seleção famílias com renda de até cinco salários mínimos, que não tenham sido beneficiadas em nenhum outro programa habitacional anteriormente e que não possuam moradia própria.
Fernandes explica que a iniciativa irá oferecer a construção de bases de residências de 42,56 m² compostas de dois quartos, sala, cozinha e banheiro até o contrapiso, fossa séptica e sumidouro (parte do Governo do Estado). O candidato selecionado, por sua vez, ficará responsável pela compra dos materiais de construção e do padrão de energia elétrica; e contratação da mão de obra; e a cargo do município será feita a doação dos terrenos, devidamente documentados e com a infraestrutura básica (pavimentação, patamarização dos lotes, rede de água e energia), além da disponibilização de um profissional da área para acompanhamento da obra.
Os interessados em participar do programa devem comparecer no Cras II da Nova Porto XV munidos dos seguintes documentos pessoais originais: (RG, CPF, carteira de trabalho, título eleitoral, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos (dependentes), holerite e Número de Inscrição Social (NIS) para se inscrever. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas (horário de Brasília) e seguem até o dia 5 de dezembro.
Serão atendidos um total de 10 pessoas por dia. Gonçalves salienta que quem tiver acesso à internet e preferir, poderá se inscrever por conta própria através do site http://www.agehab.ms.gov.br
Conforme já informado, em Bataguassu, por meio do Lote Urbanizado, 50 moradias já http://www.agehab.ms.gov.br estão sendo construídas no Conjunto Habitacional Chácara São João.
O deputado federal Geraldo Resende garantiu, no último dia 16, o empenho de R$ 987,6 mil junto ao Ministério das Cidades para obras de asfalto e drenagem no Parque dos Jequitibás, em Dourados. Os recursos são resultado de reivindicações apresentadas em reuniões com moradores, articuladas pelo parlamentar e pela vereadora Daniela Hall e também atendendo solicitação da administração municipal.
No ano passado, o deputado Geraldo Resende e a vereadora Daniela Hall se reuniram, em diversas ocasiões, com os moradores do Parque dos Jequitibás, os quais reclamaram da ausência de infraestrutura do poder público, principalmente de asfalto e drenagem.
“Esses recursos são resultado de um grande esforço que fizemos junto ao Ministério das Cidades. Não se trata de emenda ao Orçamento da União/2018. É mais que isso, pois já é o empenho. Agora esperamos que a administração municipal consiga se articular com outros parlamentares, principalmente àqueles que conquistaram votos em Dourados, para completar o valor necessário para a pavimentação de todo o bairro”, explica Geraldo Resende.
A presidente da Câmara, vereadora Daniela Hall, lembrou das articulações feitas no ano passado. “Nós realizamos várias reuniões no bairro e eu disse que colocaria meu mandato à disposição dos moradores. Por isso, no início do ano solicitamos que a Prefeitura realizasse o projeto de pavimentação e começamos a mobilizar a nossa bancada federal. O primeiro a atender o nosso pedido e a garantir recursos reais para a obra foi o deputado Geraldo Resende”, destaca.
Município
No dia 20 de outubro passado, Geraldo Resende manteve audiência com a prefeita Délia Razuk, oportunidade em que recebeu solicitação de recursos para pavimentação asfáltica no Parque dos Jequitibás. A prefeita solicitou, também, que o parlamentar fizesse gestões junto ao Ministério da Integração Nacional, visando à aprovação da proposta cadastrada no Portal dos Convênios, no valor de R$ 4,8 milhões para atender projeto de asfalto e drenagem naquele bairro.
Posteriormente, no último dia 27 de outubro, a Prefeitura enviou ofício ao deputado, solicitando a viabilização de R$ 1 milhão para asfalto e drenagem no Parque dos Jequitibás, “uma vez que o referido bairro não conta com este tipo de infraestrutura e os moradores que residem nesta localidade há muito clamam por esta benfeitoria”.
Em resposta Geraldo Resende lembrou a expiração do prazo para a apresentação de emendas parlamentares para o Orçamento Geral da União/2018, porém informou que “o justo pleito agora apresentado merecerá nossa maior atenção, todavia, mediante intermediação para obtenção de recursos diretamente de programas específicos do Ministério das Cidades ou Ministério da Integração Nacional”.
Conquista
Os moradores do Parque dos Jequitibás estão comemorando a conquista dos primeiros recursos. Segundo a presidente da Associação de Moradores, Marcia Ayala, a emenda garantida por Geraldo Resende representa um passo importante para o tão sonhado asfalto. “Hoje são mais de duas mil pessoas que moram no bairro e que convivem diariamente com a lama em tempo de chuva e poeira em tempos de seca. As ruas ficam intransitáveis e os atoleiros impedem até mesmo a chegada de serviços essenciais, como ambulâncias e serviços de coleta de lixo”, explica.
“O Parque dos Jequitibás tem 20 anos de existência, mas não tem infraestrutura alguma. Não existe posto de saúde, linha de circular, escola, creches, área de lazer entre outros serviços básicos. Muitos moradores estavam colocando suas casas à venda por causa do sofrimento de morar aqui. Porém essa emenda do Geraldo nos trouxe de volta a esperança. Agora esperamos que a Prefeitura agilize os processos, viabilize investimentos com os demais parlamentares e inicie as obras o quanto antes”, ressalta Gilmar Cipriano Ribeiro, vice-presidente da Associação dos moradores.
Deputado Geraldo Resende e vereadora Daniela Hall em uma das reuniões com moradores do Parque dos Jequitibás, no ano passado
Deputados Beto Pereira e Rinaldo Modesto assumem , dia 11, o comando do PSDB como presidente e vice respectivamente
Campo Grande (MS) – O deputado estadual tucano, Beto Pereira, será o novo presidente estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul. O seu lado segue como vice na chapa o deputado estadual Rinaldo Modesto.
Beto é o deputado mais jovem do parlamento estadual. Atualmente o diretório é composto por 105 membros, entre suplentes e delegados. Nos últimos dois anos o partido ampliou suas bases, com o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, sete deputados estaduais, além de 36 prefeitos e 165 vereadores nos legislativos municipais de MS.
“A decisão do grupo em consenso comprova que estamos trabalhando com afinidade, e isso se deve a liderança do nosso governador Reinaldo Azambuja. Agradeço a confiança depositada e me sinto ungido para uma importante missão que é promover a união do partido em busca da reeleição do governador Reinaldo. Nosso objetivo principal é conduzir o partido para um alinhamento das eleições 2018, haja vista que teremos candidato próprio a Presidência da República e também ao senado”, declarou.
No dia 11 de novembro está marcada a convenção estadual, com a eleição do diretório e da executiva, as quais terão chapa única nas duas etapas. Atualmente PSDB possui 30 mil filiados em Mato Grosso do Sul.
a certidão credencia o município o recebimento de novos investimentos
Campo Grande (MS) – O inicio do mês (01) o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB) anunciou, através das redes sociais, que a gestão municipal acabara de emitir a Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Divida Ativa da União, documento esse que comprova a regularidade fiscal do município e que permite o recebimento de novos investimentos.
Com a emissão dessa certidão, o município fica apto a receber investimentos através de emendas parlamentares e a assinatura de convênios com o governo estadual e governo federal, viabilizando assim novas obras de infra-estrutura e moradia por exemplo.
“Foi um trabalho árduo da nossa equipe para tirar a prefeitura da negativação, a dívida acumulada na gestão anterior e que nos colocou no ‘Calc’ prejudicou a vinda de recursos para Jardim, agora podemos trazer investimentos para melhorias na saúde, na assistência social, em infra-estrutura e nas demais áreas de responsabilidade do poder público”, explicou Guilherme Monteiro.
Para a regularização da situação da prefeitura municipal junto à Receita Federal, a gestão atual renegociou uma dívida com INSS que, no final de 2016, acumulou o valor de R$ 3.831.841,06, além disso, foi feito o pagamento de débitos de multa e juros.
Com serviço 100% regulado, pacientes fazem tratamento integral e contam com mais de 180 profissionais
Campo Grande (MS) – O ambulatório do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS) oferece tratamento integral em dezenas de especialidades aos pacientes de todo Mato Grosso do Sul. Com serviço 100% regulado, atende em média 5,5 mil pessoas por mês e possui ainda diversos serviços de parcerias externas. Administrado pelo Governo de MS, somente de janeiro a agosto deste ano, 44.387 pacientes passaram pelo setor.
O termo ambulatório se refere aos procedimentos realizados sem a necessidade de internação do paciente. A grande maioria dos diagnósticos como o estudo das imagens (radiografia, tomografia, ultrassonografia e ressonância), os testes funcionais e as biopsias são realizados no mesmo dia e após algumas horas o paciente é liberado. A gerente do ambulatório do HRMS, Elizandra Kunzler Bronzoni, de 40 anos, trabalha há 14 anos no hospital. De acordo com ela, entre especialidades e subespecialidades são oferecidos 92 serviços. Ela pondera ainda que os pacientes só recebem alta após recuperação definitiva.
“Aqui os atendimentos são 100% regulados. O paciente vai na UBS [Unidade Básica de Saúde], consulta com o clínico geral que é quem vai indicar a especialidade que ele precisa e solicitar para a central de vagas o atendimento. Uma vez que esse paciente entrou aqui, o tratamento é integral. A gente recebe muitas pessoas que vem de outros hospitais e depois da alta fazem acompanhamento na UBS. Aqui ele fica com a agente até ter alta definitiva por melhorar. Se precisar de um exame faz aqui, bem como de cirurgia, curativo e todos os exames. Nós não tínhamos ressonância, mas agora já está sendo implantado o serviço. Então, a integralidade do tratamento do paciente no Hospital Regional é fantástica”, declara.
Entre as melhoras no setor durante a gestão do governador Reinaldo Azambuja, a gerente cita o aumento no número de profissionais, implantação dos ambulatórios de curativos e de espuma. “De 2015 para cá houve muitas melhorias. Nessa gestão ganhamos com a chamada de mais profissionais do último concurso. Ampliamos o número de vagas para oferecer melhores condições de atendimento à população. Também houve a implantação do ambulatório de curativos, que já havia o projeto, mas ainda não estava efetivado; esse é um dos setores que mais tem se destacado com a grande vantagem da desospitalização, bem como o ambulatório de varizes que tem resolvido o problema de muitas pessoas, inclusive, reduzindo a fila por cirurgias”, pontua.
Além das especialidades e subespecialidades, o ambulatório oferta serviços de parcerias externas. Entre eles estão o Centro de Referência de Imunobiológicos (CRI) e o Terapia de Obesidade Infantil (TOI). “O CRI é nosso centro de referência que oferece as vacinas especiais, voltadas para pacientes imunodeprimidos (com defesas imunológicas fracas, facilmente contagiado por vírus e/ou bactérias). Então, o pediatra indica para algumas crianças, ou pacientes em tratamento de câncer que precisam de acompanhamento especial, pós- operatório, entre vários outros tipos. Também temos a terapia de obesidade infantil, que conta com psicólogo, nutricionista, nutrólogo, endocrinologista, educador físico. Esse serviço é livre demanda. O pediatra encaminha a criança que estiver acima do peso e a mãe traz aqui para atendimento”, conta.
O ambulatório está atualmente com 142 médicos, 22 funcionários administrativos, 18 técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, uma psicóloga, uma educadora física, duas terapeutas ocupacionais, além de uma fono que faz teste da orelhinha em bebês três vezes por semana. “Nosso nível de satisfação é muito alto, segundo dados da Ouvidoria. Muita gente vem pessoalmente agradecer, inclusive, trazem presentes para as equipes. Ficamos muito contentes em poder dar melhores condições de vida e oferecer um bom atendimento”, afirma.
Mariele Cristina da Silva, de 38 anos, aguardava uma consulta para o filho de Antony, de 2 anos e 2 meses. Ela conta que teve o bebê prematuramente e que, desde então, segue realizando acompanhamento médico na unidade hospitalar. “Meu filho nasceu prematuro e fui atendida aqui. Então, desde que nasceu, venho com ele continuar o acompanhamento médico. Eu gosto muito daqui. É a mesma pediatra e quando a gente precisa, se não está no dia marcado, ela recebe mesmo assim. Sempre fui muito bem atendida e meu filho também. Só temos a agradecer toda a equipe de profissionais que trabalham aqui por serem tão atenciosos com a gente durante esse tempo todo”, declara.
Para Ana Paula da Silva Rocha, de 30 anos, o atendimento está resolvendo o problema do seu filho Samuel de 10 anos. Ela deu entrada pelo pronto atendimento em um caso de emergência e há dois meses segue sendo atendida pelas equipes multidisciplinares do HR. “Meu filho passou uma emergência médica e fomos encaminhados para cá. Faz dois meses que ele consulta com os profissionais daqui. Moro aqui perto e o que posso dizer que além de ser um atendimento humanizado, em que a gente se sente acolhida, está resolvendo o problema do meu pequeno Samuel”, frisa.
Na avaliação de Maria das Graças, 65 anos, a consulta é marcada com bastante rapidez. “Estou em tratamento vascular desde fevereiro, sendo acompanhada aqui no Hospital Regional. Primeiro fui para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e me encaminharam para cá. Estou sendo bem atendida. Assim que peguei os exames em mãos, demorou apenas nove dias para o médico me atender. Foi bem rapidinho”, ressalta.
O servidor Luiz Morente apresenta para todo Brasil a metodologia que alcançou 1º lugar em formalização de convênios em 2016
Campo Grande (MS) – A gestão de convênios do Governo de Mato Grosso do Sul é tema de palestra no II Fórum Nacional das Transferências Voluntárias realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão nesta terça-feira (7.11), em Brasília. Após registrar o maior número de transferências voluntárias em 2016, ocupando o primeiro lugar entre os estados do Brasil, a capacitação da Rede Siconv de MS virou case de sucesso e será uma das apresentações do evento, com 1h30 de duração para cerca de 500 gestores de diversas partes do país.
O fórum está em sua segunda edição e tem como objetivo promover o fortalecimento da governança, da melhoria da gestão e do controle das transferências voluntárias da União, para os mais de 137 órgãos que integram a Rede Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal), bem como para as demais entidades interessadas em debater o assunto.
Na abertura do evento, o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Cardoso Rubin, reforçou a importância dos servidores responsáveis por gerir convênios e do aumento exponencial das capacitações. De acordo com Rubin, para além do papel que as portarias cumprem, o Ministério percebeu que era necessário montar uma estratégia de capacitação em larga escala.
“Em outubro superamos a marca de 120 mil pessoas capacitadas dentro da escola virtual da Rede Siconv, sendo 60 mil gestores somente em 2017. Para se ter uma ideia da ordem de grandeza desses números, até 2014 quando, não existia a Rede Siconv, a capacitação não alcançava 2 mil pessoas por ano. Nós chegamos em 2017 com 30 vezes mais do que foi feito em 2014. Isso tudo graças a um pequeno exército de 400 professores multiplicadores que estão auxiliando novos servidores para atuar nas transferências voluntárias e a entender de legislação e todos os processos relacionados aos convênios, termos de parceria, e assim por diante”, afirmou.
Rubin pontuou ainda o importante papel do controle social, que vem agregado junto a nova metodologia. “Passamos a oferecer para os gestores, prefeitos e governadores a possibilidade de acompanhar os convênios por meio de painéis, com informação gerencial facilmente consumível. Além dos parceiros, o cidadão também pode consultar seu município e ver o que recebeu de recursos, qual parlamentar ou ministério enviou, para que é o convênio, quanto é em termos de valor, em que estágio se encontra e de quem tenho que cobrar. Esse controle social vai nos permitir resolver muitos problemas e mostrar que a transferência voluntária tem cumprindo seu papel. Além disso é uma experiência singular em termos de controle social”, comemorou.
Novo padrão de gestão pública
Com novo padrão de gestão pública voltado a orientação para o cidadão, gestão baseada em resultados, parceirização, gestão em rede, uma nova gestão de pessoas e relação governo e sociedade, o fórum conta com diversas palestras durante os dois dias de realização. O case de sucesso de MS será apresentado pelo servidor da Secretaria de Governo (Segov), Luiz Carlos Morente – responsável pelo projeto – nesta terça-feira 97.11), das 16h às 17h30.
“A capacitação de servidores foi a vantagem competitiva determinante para a economia do Governo de Mato Grosso do Sul. No início da gestão do governador Reinaldo Azambuja iniciamos esse processo, com uma metodologia inédita e instrução de 151 servidores na formalização de projetos com a União, por meio do Sistema de Convênios (Siconv). A ideia inicial do governador era conseguir atravessar o momento de crise financeira mantendo investimentos importantes, aumentando entregas para a população e melhorando a qualidade de vida das pessoas. E nesse sentido, conseguimos angariar mais de R$ 136 milhões, ocupando o primeiro lugar entre todos os estados do Brasil. O governo de MS avançou muito na formalização de convênios com 121 propostas aprovadas. Ao todo, temos 424 convênios em execução no Estado. Fora isso, nos municípios são mais de 1,4 mil convênios”, conta Morenti.
O governador Reinaldo Azambuja parabenizou todos os servidores envolvidos no projeto e explicou que esse ‘dinheiro novo’ foi uma das melhores alternativas no momento de crise financeira que o Brasil vem enfrentando. “Os servidores que foram capacitados seguem atuando com responsabilidade frente às demandas da população. Este trabalho iniciou em 2015, por meio da Escolagov (Fundação Escola de Governo), e o custo benefício tem sido altamente satisfatório em relação ao número de convênios formalizados e a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Agora, nossos técnicos estão disseminando a metodologia inédita com os gestores dos 79 municípios, por meio de um convênio com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral)”, afirmou.
Siconv
O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União em convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.
Morenti explicou que a rede Siconv atualmente congrega a maior parte dos estados brasileiros e que o Governo de Mato Grosso do Sul assinou a formalização com a rede em outubro de 2016.
“Quando veio a rede ela chegou como proposta para agregar valores porque era um projeto que nós já estávamos desenvolvendo, ou seja, nós já tínhamos os 151 técnicos multiplicadores preparados, antes mesmo de chegar a proposta. Nós antecipamos cenários e isso, aliado à política fiscal do Governo do Estado, fez com que pudéssemos alcançar esse primeiro lugar. No fechamento do ano, haviam 20 estados inadimplentes, ou seja, impedidos de receber recursos federais. Então, o trabalho de gestão vai além: temos que conhecer o processo, arrumar a casa, prever cenários para poder sair na frente”, finalizou.