PSDB – MS

Isso é PSDB

Herança Brasil: e-book mostra as ações do PSDB a favor dos brasileiros

O PSDB é um partido de realizações. E muitas delas mudaram a cara do Brasil, continuam fazendo a vida das pessoas melhorar e farão com que o futuro dos brasileiros seja melhor que o presente.

Nascemos da vontade de construir um Brasil melhor. Somos feitos da liderança, da garra e do empenho de quem, dia após dia, nos governos, nos legislativos ou nas suas atividades privadas, dedica-se a promover desenvolvimento, justiça social e igualdade de oportunidades.

Nesses 34 anos de existência, esse sentimento sempre norteou o rumo e as iniciativas do PSDB.

Conheça o e-book Herança Brasil, com as realizações do nosso partido a favor dos brasileiros!

 

PSDB Nacional

“Em seis meses, visitamos todas as regiões de Campo Grande, temos quatro leis sancionadas e centenas de indicações atendidas”, diz João César Mattogrosso

A Câmara Municipal de Campo Grande encerrou o primeiro semestre com a última Sessão Ordinária nesta terça-feira (16) e o vereador João César Mattogrosso (PSDB) avalia os seis primeiros meses do ano com saldo positivo. “Tivemos quatro leis sancionadas pelo executivo municipal, seis emendas parlamentares aprovados para a LDO 2020, além de visitas nas sete regiões de Campo Grande, centenas de indicações atendidas e ações com atendimento voltadas para a saúde nos bairros. Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo nosso gabinete”, diz João César.

As leis sancionadas pelo executivo municipal de autoria do vereador e presidente do Diretório Municipal de PSDB estão voltadas para inclusão social, transparência de contas públicas, sustentabilidade e desenvolvimento econômico como o “Fácil Eventos”, que tem objetivo de unir as autorizações de todas as secretarias, criar um manual de alvarás e estabelecer um espaço físico para receber documentação para dar celeridade à realização de eventos, a proibição do uso particular de milhas aéreas adquiridas em passagens custeadas pelo poder público, reserva de 1% das vagas de estágio de nível superior para pessoas com 60 anos de idade ou mais, além de QR Code em placas de obras públicas municipais, com informações completas e atualizadas sobre a obra e a criação do programa Ponto de Ônibus Sustentável.

Das 152 emendas parlamentares apresentadas na Câmara Municipal para o exercício da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2020, seis foram de autoria de João César Mattogrosso e aprovadas pelos vereadores, que devem beneficiar setores da educação, cultura,  agricultura familiar e economia como a reformulação de legislação do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes). Ainda no primeiro semestre foram realizadas ações de saúde em dois bairros de Campo Grande, Vila Nasser e Jardim Nova Esperança, com a realização de exames para prevenção de Câncer de Mama em parceria com a ONG Onça Pintada.

João César Mattogrosso participou de 65 reuniões em bairros e comércios da Capital, abrangendo as sete regiões, a maioria solicitada e agendada pelo aplicativo CHAMAOJOAO, ferramenta digital gratuita disponível na Play ou Apple Store.  Desse trabalho em equipe deu como resultado 533 indicações com pedidos de tapa-buraco, cascalhamento, patrolamento, sinalização de trânsito, limpezas de áreas públicas, sendo a maioria atendida pelas secretarias responsáveis da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Assessoria

PSDB completa 31 anos e segue com a missão de lutar por justiça social

O PSDB comemora nesta terça-feira (25) seus 31 anos. Criado em 1988, ano da promulgação da Constituição, o partido se tornou uma das maiores forças políticas ajudando a escrever a história do Brasil.

Graças ao trabalho e esforço do presidente de honra do PSDB, ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em 1994, o Brasil conquistou a estabilidade econômica com o Plano Real. A herança bendita deixada pelos oito anos de governo FHC vai muito além do lançamento de uma moeda forte, da interrupção de anos de hiperinflação e da aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois viabilizou o lançamento de uma série de projetos sociais como o Bolsa Escola, o Vale Gás e o Cadastro Único, que juntos viraram o Bolsa Família.

Com os olhos voltados para o interesse do país, o PSDB de hoje mais uma vez está trabalhando para garantir a recuperação da economia brasileira e também a superação da crise de credibilidade que atinge hoje a política. Sua luta por justiça social segue firme, bem como seu compromisso com reformas estruturais que possam promover o desenvolvimento do país.

“Atualmente, o PSDB precisa, como todos os outros que têm uma certa noção de responsabilidade, separar o interesse do Brasil do interesse eleitoral. Às vezes você diz ‘vou votar contra a reforma da previdência porque vai beneficiar este governo’. Não. Eu acho que tem que apoiar o que for correto. Minha posição sempre foi muito clara nessa matéria. O que é correto tem que ser apoiado”, defende Fernando Henrique Cardoso.

O FUTURO

O secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB, Beto Pereira (MS), afirmou que a grande marca do partido é “a serenidade, a responsabilidade e a gestão que sempre empreendeu em suas administrações”. Para ele, o PSDB já deixou um grande legado ao país, mas é hora de fazer mais.

“É um momento de reflexão para analisarmos o presente e planejarmos o futuro. Precisamos entender o que a população espera do PSDB, um novo partido, sintonizado com as ruas. Somos um partido responsável, mediador”, disse Beto Pereira.

O deputado federal Eduardo Barbosa (MG) destacou que o partido tem a oportunidade de se reinventar e se reafirmar como alternativa de poder.

“Este talvez seja um dos momentos mais ricos que o partido vai viver, se reinventando, percebendo com clareza as diferenças internas e, com acúmulo de experiências que tem e amadurecimento, se reafirmar como alternativa de poder”, salientou.

Para o senador José Serra (SP), o partido deve continuar sua luta em defesa da democracia.

“O futuro do partido depende do seu presente de lutas, isto é, do que estamos fazendo hoje para fortalecer nossa democracia interna, para impedir retrocessos na democratização e no desenvolvimento do país, e oferecer soluções para os impasses nacionais. Em cada encontro, em cada reunião partidária, devemos fazer esse balanço e, em função dele, decidirmos o que fazer e partir para a ação”, afirmou Serra.

O senador Rodrigo Cunha (AL) afirma que é hora do PSDB se alinhar cada dia mais à renovação política.

“Neste aniversário de 31 anos do PSDB estou confiante de que o partido caminhe de mãos dadas com os desejos da sociedade brasileira por mais emprego e melhoria da economia. E que esteja cada vez mais alinhado com a busca de renovação da política”, defendeu o senador tucano.

E acrescentou: “Nessa data podemos olhar para trás e reconhecer as grandes conquistas que o Brasil alcançou por meio da atuação do PSDB. A responsabilidade fiscal, a estabilidade econômica, o Plano Real, os programas sociais e tantas outras iniciativas que orgulham a cada um de nós. Conhecendo essas grandes transformações, escolhi, ainda aos 16 anos me filiar ao partido e participar ativamente de suas decisões. Agora, devemos olhar para frente, reconhecendo os acertos e erros e nos colocando como um ponto de equilíbrio e sensatez para continuar promovendo no país os avanços necessários. Temos a experiência comprovada e a força de vontade para unir novamente o Brasil e garantir seu crescimento e desenvolvimento”.

Ao longo desses 31 anos, o partido ajudou na consolidação de reformas promovidas no país, principalmente durante a gestão tucana no Palácio do Planalto. O coordenador executivo do ITV, Betinho Gomes (PE), destacou a sua firmeza ao continuar defendendo medidas que buscam o avanço da economia.

“O PSDB foi o partido que mudou o país com reformas econômicas importantes. Agora o PSDB tem que ser o partido do futuro, da estabilidade política e da construção de um centro democrático que faça o país avançar”, afirmou Betinho Gomes.

A deputada federal Mariana Carvalho (RO) ressaltou que nessa data “podemos olhar para trás e reconhecer as grandes conquistas que o Brasil alcançou por meio da atuação do PSDB: a responsabilidade fiscal, a estabilidade econômica, o Plano Real, os programas sociais e tantas outras iniciativas que orgulham a cada um de nós. Conhecendo essas grandes transformações, escolhi, ainda aos 16 anos me filiar ao partido e participar ativamente de suas decisões.”

De acordo com Mariana Carvalho, é necessário olhar para frente: “Reconhecendo os acertos e erros e nos colocando como um ponto de equilíbrio e sensatez para continuar promovendo no país os avanços necessários. Temos a experiência comprovada e a força de vontade para unir novamente o Brasil e garantir seu crescimento e desenvolvimento.”

Para a deputada federal Mara Rocha (AC), é um orgulho integrar os quadros do PSDB.

“Ser PSDB é ter compromisso com os brasileiros. É ser parte do partido que, no governo, acabou com a inflação e retomou o crescimento e que acredita nos sonhos e na força da mulher na política”, afirmou Mara Rocha.

Atualmente, o PSDB tem mais de 1,4 milhão de filiados, 9 senadores, 30 deputados federais, 72 estaduais, 803 prefeitos e 5.346 vereadores. Além de três governadores.

Clique aqui para viajar no tempo e conhecer a história do PSDB.

Com quase 90% dos diretórios municipais registrados, MS ocupa a primeira posição no país

Com 86,08%, Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar no país com o maior número de diretórios municipais registrados.  Dos 79 municípios, 68 já estão cadastrados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Com 63,51%, ficou São Paulo. O relatório foi enviado nesta quinta-feira (6), pela Nacional do PSDB.

“Este mérito é da nossa equipe, nossos filiados que se uniram em uma força-tarefa para garantir que o trabalho fosse concluído. Os trabalhos ainda não pararam porque a nossa meta é de 100% e tenho a certeza que iremos conseguir”,  diz o presidente estadual do PSDB, Sérgio de Paula”.

Com a maior representatividade política na história do Estado, o PSDB de Mato Grosso do Sul, reelegeu  Reinaldo Azambuja, o único governador tucano reeleito no país.

Na esfera federal, o Estado está representado pelos deputados Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto. Já na bancada estadual , o ninho tucano sul-mato-grossense  elegeu a maior bancada na Assembleia Legislativa, tendo um tucano como presidente .  Esse feito também aconteceu  na Câmara Municipal de Campo Grande, tendo a maior bancada com a eleição de  sete vereadores eleitos, e a presidência tucana.

Além disso, o PSDB de Mato Grosso do Sul 42 prefeitos, 16 vice-prefeitos,  163 vereadores e 33 mil filiados.

Alckmin virá a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

O presidente nacional do PSDB e candidato a presidente da República pelo partido, Geraldo Alckmin, fará uma visita a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6). A chegada está prevista para 12h30, em Ponta Porã.

Na cidade, Alckmin participará de algumas agendas, gravações e se reunirá com a militância na Associação Comercial de Ponta Porã. De lá, irá para Campo Grande, onde está prevista sua chegada às 17h30.

Na capital do Estado, o candidato participa de uma grande reunião no Comitê Central do governador candidato à reeleição de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, com a presença dos partidos coligados e a população.

Geraldo Alckmin dorme em Campo Grande e embarca sexta-feira (7), às 7h30 Rio Branco, Acre.

 

Azambuja cumpre quase 70% das promessas feitas em sua campanha

Em três anos e meio de gestão, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpriu 69,56% do que prometeu durante sua campanha, em 2014. Os números o deixam em quarto no ranking nacional feito pelo G1, ficando atrás Do Maranhão, Goiás e São Paulo.  Dos 23 compromissos firmados, 12 já foram cumpridos e quatro estão em andamento.

A ampliação da educação em tempo integral, a melhora do índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o pagamento do piso nacional para os professores do Estado já são realidades. Por conta desses investimentos, Mato Grosso do Sul tem o melhor salário do país para os professores e foi um dos poucos estados brasileiros que teve avanços nos índices da educação básica.

Em maio deste ano, o governador publicou no Diário Oficial do Estado a autorização de concursos públicos para a contratação de mil professores e 500 administrativos da Educação, outro compromisso firmado por ele durante sua campanha.

Na segurança, cumpriu com o aumento efetivo dos policiais de fronteira, com investimentos no serviço de inteligência para combater o contrabando. Além deste e demais investimentos, como renovação de equipamentos novos para as polícias civil e militar, Mato Grosso do Sul ocupa o 1º lugar como estado em número de homicídios solucionados e com a 5ª menor taxa de homicídios do Brasil, de acordo com a matéria publicada recentemente pela Folha de São Paulo.

A implantação de auditorias independentes em órgãos públicos, pregões eletrônicos para aumentar a fiscalização, além do Portal da Transparência, link disponível no site do Governo, fez o Estado receber, pelo segundo ano consecutivo, nota 10 em Transparência, avaliação realizada pela Rede de Controle da Gestão Pública de MS, que é formada por Controladoria Geral da União; Ministério Público Estadual; Polícia Federal, Tribunal de Contas da União e mais 12 instituições. De acordo com o levantamento, de 2015, início da gestão do tucano, até este ano, o índice estadual de transparência apresentou uma evolução de 714%.

 

A conclusão do Hospital do Trauma, obra que ficou parada por mais de 20 anos, também foi um dos compromissos feitos e entregues por Azambuja, junto com a Caravana da Saúde, que são os mutirões da saúde nos polos regionais a fim de diminuir o tempo de espera da população por atendimento. O programa atendeu milhares de pessoas em todo Estado, oferecendo mais de oito especialidades no local. E para melhorar o rendimento escolar, o programa foi até as escolas e atendeu mais de 160 mil alunos.

Na economia, o pré-candidato à reeleição para o governo do Estado, criou uma política de incentivos fiscais diferenciada para cada região para atrair empreendimentos e fomentar a economia com a geração de emprego e renda, acabou com o ICMS  ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) antecipado e está reduzindo a carga tributária do Estado.

Entre as sete promessas que ainda não foram cumpridas estão a implantação de portos de embarque de bovinos no Paiaguás e no Nabileque, criar e implantar  o Pronto Atendimento ao Idoso e o Saúde dentro de Casa e eliminar o déficit habitacional no estado.

A pesquisa completa está disponível no link http://especiais.g1.globo.com/politica/2015/as-promessas-dos-politicos/

PSDB-Mulher incluirá pauta feminina no plano de governo de Geraldo Alckmin

Representantes da Coordenação Executiva Nacional do PSDB-Mulher e o tesoureiro do PSDB Nacional, deputado federal Sílvio Torres (SP), se reuniram para definir como será a atuação feminina na campanha eleitoral de 2018. Foi acertada a inclusão da pauta feminina no plano de governo do pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

Deverá ser agendada para a próxima semana um primeiro encontro entre a presidente do PSDB-Mulher, deputada federal Yeda Crusius, com o coordenador do programa de governo do PSDB, o economista Persio Arida, e o coordenador de comunicação da pré-campanha de Alckmin, o cientista político Luiz Felipe D’Ávila.

Durante o encontro com Sílvio Torres, o PSDB-Mulher apresentou seu planejamento para as eleições deste ano, bem como a lista preliminar das candidaturas femininas à Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. A princípio serão 60 candidatas à deputada federal e cerca de 200 a deputada estadual. O tesoureiro do PSDB Nacional reiterou a disposição do partido em cumprir, sem contestações à Justiça Eleitoral ou ao Supremo Tribunal Federal (TSE), a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que destinou 30% dos recursos do chamado Fundo Eleitoral para a financiar exclusivamente candidaturas de mulheres.

“O PSDB não pretende assinar a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que alguns partidos pretendem ingressar no STF para contestar a decisão do TSE que destinou os recursos para as candidaturas femininas”, avisou Sílvio Torres.

Reunião da Executiva do PSDB

A presidente do PSDB-Mulher, por sua vez, colocou para o tesoureiro do PSDB a intenção do segmento de se engajar de todas as formas possíveis na campanha tucana à Presidência da República. Silvio Torres antecipou que foi marcada para o próximo dia 26 uma reunião da Executiva Nacional para definir os critérios para a distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral, já que esse planejamento terá de ser entregue à Justiça Eleitoral até o dia 30 de junho.

“Apresentar ao PSDB o nosso planejamento é na verdade ter a certeza de que a campanha das mulheres, mais uma vez, será integrada à campanha nacional. Estamos mostrando que o PSDB-Mulher é hoje um segmento extremamente organizado. Este ano o partido disputará uma campanha diferente e nós pretendemos trazer o partido para a pauta do século XXI, que inclui a pauta feminina em todos os setores da sociedade e economia”, salientou Yeda.

A tucana enfatizou o esforço do PSDB-Mulher em preparar as candidatas para uma nova realidade da política nacional e, com isso, aumentar verdadeiramente o número de mulheres em posição de destaque na sociedade. A meta do segmento é dobrar o número deputadas estaduais e ampliar ao máximo a bancada feminina no Congresso Nacional.

“Queremos na verdade, daqui até as eleições gerais em outubro, um plano de ação. Queremos fazer com que o Brasil realmente possa mudar daqui por diante e que os parlamentos sejam mais qualificados por mulheres competentes e mulheres com bandeiras políticas relevantes”, completou.

Sílvio Torres classificou como “fundamental” a inserção da pauta das mulheres no programa de governo de Alckmin e se comprometeu em levar as solicitações e ideias apresentadas à direção de comunicação da campanha presidencial tucana.

“Acho que um plano de governo de qualquer candidato à presidente, se não incluir as mulheres, mas não incluir apenas nominalmente, se não incluir as propostas que vem legitimamente debatidas e vem com a força da sociedade para um governo, eu acho que está fadado ao fracasso”, reconheceu o tesoureiro do PSDB.

A meta de ampliação das bancadas federal e estadual

O tucano parabenizou a organização do PSDB-Mulher e seu empenho para dobrar o número de eleitas nas últimas eleições. Sílvio Torres também mencionou a disposição de Alckmin em incluir as tucanas nos debates e discussão referentes ao seu programa de governo.

“Geraldo Alckmin que é um homem que tem uma grande admiração pelo trabalho das mulheres e agora ele faz questão de que elas estejam presentes na discussão e no debate de seu programa de governo, caso ele seja o nosso presidente da República, que é o que nós esperamos”, completou.

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), frisou o momento único da política nacional para as mulheres e citou o ineditismo da abundância de recursos para as candidaturas femininas.

“Nós estamos vivendo momentos muito novos na política e, pela primeira vez na história, as mulheres têm recursos assegurados para suas campanhas”, ressaltou.

Para Solange, isso aumenta a responsabilidade das mulheres e defendeu métodos transparentes para a utilização dos recursos destinados às candidaturas femininas. “É muito importante que a gente discuta os critérios e que a gente escolha muito bem como é que vamos empregar este recurso, porque nós temos a responsabilidade de aumentar realmente o número de mulheres nesses espaços de poder”, disse.

A tucana lembrou que a falta de verbas para as campanhas femininas era uma reclamação antiga e destacou que a união entre homens e mulheres é benéfica para o partido neste momento específico do cenário político atual.

“É muito importante que a gente apresente a ótica das mulheres, o que as mulheres querem, e também seja definido como é que nós vamos nos engajar para termos o Alckmin presidente. Isso é muito importante. Nós mulheres somos o segmento do partido mais organizado, nós estamos em todos os estados e, portando, nós podemos dar uma grande contribuição nessa campanha”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião a 2ª vice-presidente, a prefeita de Chapada dos Guimarães Thelma de Oliveira, a 3ª vice-presidente Leda Tâmega, 1ª secretária Angela Sarquiz, a coordenadora de formação e Cidadania Bel Lorenzetti e a assessora jurídica Luciana Loureiro.

FHC: parceria, legado e ensinamentos

O PSDB presta sua homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelos seus 87 anos comemorados na data de hoje, dia 18. Um grande homem não comemora apenas o dia de seu aniversário, mas também a data de seus grandes feitos.

Eleito duas vezes presidente, FHC esteve sempre comprometido com os interesses dos brasileiros. Fez sua história muito além da vida política, trouxe também muitas contribuições ao mundo acadêmico como professor e intelectual.

É importante reconhecer sua luta pela democracia. Com o olhar do tucano, os brasileiros conheceram uma gestão eficiente, focada no crescimento sustentável e na redução de gastos, viram a economia estabilizar, o controle da inflação e da especulação, a retomada do poder aquisitivo dos trabalhadores e o desenvolvimento por meio das privatizações. Sua maior herança foi ter implantado o Real, uma moeda forte, capaz de trazer estabilidade até os dias atuais.

Durante sua história com o PSDB, foi responsável por criar a Lei de Responsabilidade Fiscal, por disciplinar os gastos públicos no país, determinando que todos os governantes precisam controlar suas despesas e investimentos de acordo com o orçamento disponível, sem permitir que dívidas sejam deixadas para o próximo governante eleito.

No seu legado está uma série de políticas sociais que beneficiaram e fizeram evoluir milhares de cidadãos. Durante seu governo, Fernando Henrique Cardoso criou o Bolsa Escola, o Programa Comunidade Solidária, o Ministério da Mulher e o Ministério dos Direitos Humanos.

Nosso partido orgulha-se de tê-lo tido como presidente do país e de manter-se atuante, com a mesma disposição e seriedade, até os dias de hoje. Ficamos felizes de ter alguém que se identifica com uma luta que também é nossa, pelo desenvolvimento, melhoria da vida do povo e a legitimidade da democracia.

Após cumprir compromisso e nomear os aprovados, Governo prepara novo curso de formação para Agepen

O Governo do Estado fará novo curso de formação para os aprovados no concurso da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O anúncio foi feito na terça-feira (12.6), em reunião com a comissão de aprovados, pelo governador Reinaldo Azambuja, que já cumpriu o compromisso de convocar 438 candidatos para a primeira etapa do curso e nomear todos os aptos.

“O governador está indo muito além do compromisso que fez com os aprovados. Na primeira etapa foram chamados candidatos para todas as vagas previstas em edital. Iniciamos agora uma nova fase para definir com base em estudo quantos poderão ser chamados e quando terá início o novo curso de formação”, informou o titular da Secretaria de Estado de Administração (SAD), Carlos Alberto de Assis, que participou da reunião.

A vice-governadora Rose Modesto destacou o empenho da atual gestão em atender aos aprovados e em reforçar o sistema carcerário sul-mato-grossense. “Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública”.

O anúncio foi feito dia 12 de junho, em reunião com a comissão de aprovados, pelo governador Reinaldo Azambuja.

Presidente da Comissão de Aprovados no concurso, Diego Aranda, esteve presente na reunião com outros cinco aprovados e afirmou que o Governo sempre abriu as portas para os candidatos e tem cumprido todos os compromissos feitos.

“Já foi chancelada a abertura de novo curso de formação entre 400 e 500 novas vagas que serão condicionadas a novos presídios e algumas ampliações. Esse era nosso objetivo. Foi também definida a prorrogação do concurso que vence em abril de 2019 por mais dois anos”, comemorou.

Sistema penitenciário

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira, lembrou do empenho do Governo em prol do sistema penitenciário. “Além das convocações realizadas dentro das vagas oferecidas no concurso, o governador irá ampliar o quadro de servidores possibilitando um serviço de maior qualidade. No início deste ano, o Governo também adotou uma medida histórica que foi a correção no quadro de carreiras da Agepen”.

Presente na reunião, o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, afirmou que apesar das dificuldades a gestão estadual tem conseguido manter os presídios do Estado em segurança. “E vocês que serão agentes terão uma missão muito importante de trabalhar com pessoas que erraram muito e contribuir para devolvê-las melhor à sociedade”

Atualmente, o sistema carcerário de MS enfrenta superlotação com cerca de 16 mil presos, grande parte que deveria ser custodiada pelo Governo Federal. Proporcionalmente, é o segundo estado da Federação com maior número de presos por 100 mil habitantes, com o dobro da média nacional que é de 306 por 100 mil.

O Governo do Estado inclusive acionou a União judicialmente para tentar resolver o problema, solicitando a construção de presídios federais em MS ou que o Governo Federal arque com os custos dos presos que cometeram crimes federais, como o tráfico de drogas.

Governador responde aos questionamentos da população no Fórum da Região Sul da Fronteira

O Fórum da Região Sul da Fronteira aconteceu em Ponta Porã, nesta sexta-feira, 27. O presidente estadual do partido, deputado Beto Pereira abriu o evento agradecendo a presença de todos e relembrando a passagem pelas regiões de Ivinhema, Aquidauana e Corumbá, cidades que já sediaram fóruns anteriores.

“Chegamos a Ponta Porã fortalecendo o partido, as ideias e os ideais. Estamos fazendo um MS diferente, responsável, que entrega obras e investimentos em todos os municípios. Ele dá certo porque o projeto que nós criamos saiu para ouvir a população, mostrando os serviços já realizados e os que estão sendo feitos em todo o Estado”.

Reforçando a importância do trabalho e a participação dos representantes políticos, Beto Pereira falou que, tanto os 36 prefeitos do PSDB, como os aproximadamente 15 prefeitos aliados, estão comprometidos com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, citando o exemplo do prefeito de Ponta Porã, Helio Peluffo, anfitrião da noite.

“Hélio é um grande gestor, um exemplo de administração pública. Temos os nossos deputados que também são fundamentais para que o Estado continue de pé, e é por isso que me orgulho de ser presidente do maior partido político deste Estado”, finaliza.

O pré-candidato a senado, Nelsinho Trad falou de sua experiência como prefeito de Campo Grande. “Sei muito bem a responsabilidade de nós gestores para realizar e fazer o que a população espera da gente. O governo está ouvindo as pessoas, e é por isso que eu, como presidente de um partido político não tinha como não escolher o caminho da responsabilidade e do desenvolvimento”, diz o ex-prefeito, referindo-se a gestão de Azambuja.

Há três anos e quatro meses como vice-governadora do Estado, Rose Modesto falou sobre o crescimento econômico e social de MS. “Basta olhar para o que está acontecendo com o nosso país e ver que Mato Grosso do Sul vem dando certo. Isso acontece porque há esforço e motivação do nosso governador em servir no momento mais difícil em que este país viveu, e é por isso que reafirmo meu compromisso com o Reinaldo porque MS precisa continuar dando certo”.

O pré-candidato a senador pelo PSDB, Marcelo Miglioli, relembrou os trabalhos realizados em sua pasta enquanto secretário de infraestrutura do Estado e da gestão do governador. “Enquanto todo mundo falava em crise, a gente pensava em alternativas para fazer crescer o nosso Estado. Hoje tenho orgulho de dizer que conseguimos”.

Perguntando aos presentes ‘Qual era o MS que todos queremos´, o prefeito e Ponta Porã, Hélio Peluffo, ressaltou a melhora na qualidade de vida que os moradores estão tendo. “Por quase 30 anos, o bairro Brejão ficou esquecido pela administração pública. Hoje ela tem água tratada, esgoto e asfalto. É este MS que todos nós queremos, com investimentos, que faz a vida das pessoas melhorarem. Com o olhar para todas as regiões do Estado”.

Hélio relembrou a situação caótica em que se encontrava o Hospital Regional de Pona Porã anos atrás. “Hoje temos 88% da população que aprova o serviço do hospital e reconhece o quanto foi feito. Por isso, tenho orgulho de estar ao seu lado, governador, e de ser representado por uma pessoa que já investiu mais de R$30 milhões na nossa cidade e que vai investir ainda mais”.

Respondendo perguntas da população, o governador Reinaldo Azambuja iniciou falando sobre emprego. “Em 2017 tivemos um saldo positivo e ficamos em segundo lugar no país como o Estado com maior geração de emprego”.

Sobre as obras nas rodovias, o governador disse que a MS 379, um sonho antigo da população da região será feita. “E ela será toda concluída porque só começamos uma obra quando temos 100% de resíduos”.

Em relação à educação, Azambuja falou da Caravana da Saúde nas Escolas. “De 15% a 20% dos alunos que estão com baixo rendimento possuem problemas visuais ou de audição, e é por isso que os 176 mil alunos do estado farão exames e receberão óculos e aparelhos auditivos, caso seja necessário”.

Já sobre a saúde, ele citou o número de cirurgias eletivas já realizadas, e do compromisso em operar aqueles que ainda esperam pelo procedimento. “De 2012 a 2014, o governo realizava até 1.300 cirurgias ao ano. No nosso governo já foram 58 mil pessoas que passaram pelo processo cirúrgico. Isso nos orgulha porque estamos diminuindo drasticamente essa fila que sempre foi uma vergonha”. Reinaldo ainda falou que as obras no Hospital de Dourados, um desejo antigo da região, será iniciada.

Segurança nas fronteiras, assunto de extrema importância para a região, foi a última pergunta da noite para o governador. “Quando assumi, as armas estavam velhas, os coletes vencidos e as viaturas sucateadas. Além de implantarmos o videomonitoramento em cidades de fronteira, entregamos colete, armas e viaturas novas para os nossos policiais trabalharem, e o resultado aconteceu. Hoje somos o terceiro Estado mais seguro do Brasil, com investimentos que chegaram a R$144 milhões”.

O Fórum da Região Sul da Fronteira contou com a presença de aproximadamente duas mil pessoas. Em sua 4º edição, o MS que Dá Certo já passou por 34 municípios de Mato Grosso do Sul e contou a presença de aproximadamente 6.500 pessoas, além de prefeitos, deputados estaduais e federal, senador e vereadores do PSDB e partidos aliados.