
Campo Grande (MS) – O prefeito tucano de Rio Brilhante, Donato, disponibilizou no último final de semana, atendimento médico na aldeia indígena Laranjeira Ñhanderu localizado as margens da BR-163. Segundo o secretário de Saúde, Marcio Belone, os indígenas de origem Guarani Kaiowá terão atendimentos toda a quinta-feira no período vespertino.
“Esse foi um compromisso que assumimos na campanha. Os indígenas nos procuraram e questionaram sobre a saúde, pois eles não tinham nenhum tipo de atendimento médico na aldeia. Há muita dificuldade no deslocamento a sede do município para receber atendimento médico. Por isso decidimos levar o atendimento até eles: para dar uma melhor condição de vida aos nossos indígenas”, declarou o prefeito.

O atendimento na sede do acampamento da última semana foi realizado pelo Dr. Iliê Vidal Neto e sua equipe. Além de diversas consultas, aferição de pressão, os pacientes como mulheres, jovens e crianças receberam os medicamentos básicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário Belone disse que os atendimentos são básicos mais de extrema importância para os índios. “Aos poucos os indígenas vão se conscientizando que estamos fazendo o bem para eles. Caso seja constatado algum problema de saúde, esse paciente poderá ser encaminhado a uma consulta mais detalhada e para tratamento”, explicou Belone.
Na semana passada os indígenas receberam imunização contra a febre amarela. Na oportunidade os agentes de saúde realizaram a atualização da caderneta de vacinação das crianças. Os profissionais da saúde organizaram ainda uma palestra para conscientizar os indígenas sobre a tuberculose, hanseníase, DST, entre outras doenças. ( Com assessoria)