PSDB – MS

Prefeitura de Figueirão e Comunidade Quilombola viabilizam micro indústria leiteira

Foto:  Rubem Vasconcellos
Foto: Rubem Vasconcellos
Campo Grande (MS) – A Prefeitura Municipal de Figueirão e a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust) planejam viabilizar em 2016 uma micro indústria leiteira na cidade. O projeto foi divulgado na última sexta-feira (20), durante o lançamento do Programa Produzir Mais, iniciativa do município para o desenvolvimento da agricultura familiar.

São 64 moradores e pequenos produtores rurais, de 28 propriedades, que integram a Amprust, que atualmente comercializa 120 mil litros/mês para um laticínio de Camapuã. De acordo com prefeito tucano de Figueirão, Rogério Rosalin, a capacidade da Associação e aptidão à agropecuária da região, estimularam o Programa que viabilizará a micro indústria leiteira.

“O melhor do programa será a mensuração de resultados a partir de março de 2016. Com a aplicação de técnicas e incentivos à agricultura familiar, vamos monitorar o volume e a qualidade da produção, que contribuirá com nosso objetivo de tornar 60% da merenda escolar, originada nas pequenas propriedades, com selo orgânico”, enfatiza Rosalin.

O presidente da Associação, Carlos Adriano Cardoso Carneiro, destaca que existe uma série de fatores que podem valorizar a produção, desde uma avaliação própria da qualidade do leite, até o investimento em genética, como é o objetivo do Produzir Mais.

“Começamos há cerca de 13 anos, produzindo 25 mil litros de leite por mês, com nenhuma valorização. Atualmente o preço bruto do leite chega a R$ 0,90 o litro. Mas queremos mesmo relacionar esse investimento, com a criação de uma indústria, assim poderemos empacotar o leite e beneficiar nossa própria população”, destaca Carneiro.

Além do leite, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a comunidade produz e fornece à escola municipal de Figueirão produtos como batata, hortaliças, abóbora, mandioca e outros.

Ver mais