
Campo Grande (MS) – A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana uma Ação Educativa devido ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, lembrado no dia 24 de março.
Para reforçar a data, foi realizada uma panfletagem no semáforo da esquina da Avenida Brasil com a Sete de Setembro, no centro da cidade. A ação contou com a participação da Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, CCZ, Imunização, Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária.
De acordo com o prefeito Hélio Pellufo (PSDB), o objetivo é conscientizar e sensibilizar a população acerca dessa doença que atinge 32,4 pessoas a cada e 100 mil habitantes, sendo que o principal sintoma da doença é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2015 a tuberculose foi uma das dez principais causas de morte em todo o mundo.
“Importante ressaltar que a tuberculose atinge principalmente o pulmão, com predomínio em indivíduos economicamente ativos, considerado uma doença prioritária no Brasil de responsabilidade da saúde pública, com tratamento e exames disponibilizados gratuitamente pelos SUS”, reforçou o prefeito.
A gerente da Vigilância em Saúde, Marina Derzi, informou que uma equipe está atuando nos bairros de Ponta Porã, iniciando o trabalho pela região do Jardim Planalto, com implementação de ações na localidade como um curso para capacitação. (Com assessoria)