O presidente da Juventude do PSDB de Mato Grosso do Sul, que também é secretário nacional de comunicação do segmento, Ítalo Gusmão, foi o mediador da conversa que aconteceu com a presidente nacional da JPSDB, Júlia Jereissati e o presidente nacional do partido, Bruno Araújo. O encontro aconteceu na noite de terça-feira (12), e o tema abordado foi o cenário político brasileiro.
“Foi um momento ímpar ter a grata satisfação de mediar o bate-papo do Presidente Bruno Araújo com 100 jovens tucanos de todo o país. Nós, jovens, carecemos de maior proximidade com as nossas lideranças partidárias, e essa ferramenta do Zoom em tempos de quarentena e calamidade pública em todos os cantos, é uma excelente forma de conseguirmos isso. Além de aproximar os líderes da base, aprendemos muito com o compartilhamento de idéias”, diz.
O Vice-presidente JPSDB-MS, Rodrigo Cavassa, que também participou da conversa, diz que este momento é importante para a união da juventude.
“Acredito que a reunião de ontem com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, foi muito proveitosa para toda a juventude, principalmente por se tratar de assuntos atuais, como o momento político e a pandemia. Ademais, a juventude tucana levantou a bandeira sobre o adiamento do enem, assunto de extrema importância que abrange jovens de todo o Brasil.”
O Presidente da Comissão de Formação Política JPSDB-MS, que também foi um dos 45 selecionados para participar do Programa Jovens Líderes, do PSDB, fala da importância desta reunião.
“Foi um momento importante para fortalecer aquilo que começamos lá atrás, no Congresso partidário, um PSDB sem grades, com os dirigentes dialogando diretamente com a militância, algo inédito na história do PSDB”
Pioneirismo
O presidente do PSDB também afirmou que o partido continuará usando as ferramentas digitais disponíveis para manter o diálogo com os filiados e dar legitimidade ao processo eleitoral. “O PSDB foi o primeiro partido a realizar tele-reuniões da Executiva Nacional. Agora estamos vendo novas possibilidades. Vemos que jornalistas transmitem e comentam notícias de casa, vemos o advento da telemedicina. Vamos encontrar um caminho também para a política”, disse.
A partir de julho, o PSDB vai a oferecer ferramentas digitais para a realização online das convenções municipais. Além disso, tem aberto canais de comunicação direta com pré-candidatos e filiados, como o aplicativo PSDB Legal. “Vamos também intensificar conversas como esta live”, reforçou.
Formação política
A educação à distância também é um caminho sem volta para o PSDB, afirmou Bruno Araújo. Já estão em prática as aulas do programa Jovens Líderes, os cursos de formação política oferecidos pela Escola ITV e o programa PSDB Brasileiras, elaborado pelo PSDB-Mulher para as pré-candidatas tucanas.
“Vamos ampliar, e muito, a nossa base de qualificação, não apenas para o momento eleitoral, mas de formação política como um todo. Formação política ajuda na tomada de decisões, na colocação profissional e em vários outros aspectos importantes da vida. É um investimento que contribui para consolidar o nosso partido e que vamos continuar fazendo”, concluiu