Segmento realiza comemoração aos 126 anos da Abolição da Escravatura no Brasil

O presidente do Tucanafro-MS, Rafael Domingos, está em Brasília nesta terça-feira (13) para participar de encontro com todos os presidentes estaduais do segmento e com o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB. O evento é realizado pelo Tucanafro nacional em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura. Neste ano, são comemorados 126 anos da abolição.
Para Rafael, a abolição marcou o primeiro gesto em favor da busca da igualdade racial no País. “Mas mesmo 126 anos após, o que percebemos é que, a despeito da evolução em favor da igualdade, a sociedade brasileira continua praticando o que chamo de racismo velado. Muito ainda temos a conquistar para que possamos afirmar que o Brasil é um país que trata seus cidadãos de modo igualitário, sob o aspecto racial”, disse Rafael.
Hoje em Brasília, o Tucanafro vai realizar uma série de debates sobre as diretrizes do Tucanafro, a atuação do PSDB e as perspectivas para a ampliação de uma política nacional relativa aos afrodescendentes brasileiros.
Aécio é um dos nomes que reforçam a preocupação do PSDB com os negros. Em 2001, como presidente da Câmara dos Deputados, instalou a Comissão Especial do Estatuto da Igualdade Racial para debater o tema e propor ações.
Em 2004, durante seu mandato em Minas, foi estabelecido o sistema de cotas e reserva de vagas na UEMG e na Universidade de Montes Claros, que reservou 20% das vagas para candidatos afrodescendentes. No governo, houve duas conferências estaduais de Promoção da Igualdade Racial, que resultaram na criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
(Com assessoria de imprensa do PSDB Nacional)