O PSDB nacional montou um grupo de trabalho para articular estratégias políticas junto com os estados. Nessa perspectiva, a equipe está percorrendo as unidades federativas com o objetivo de realizar um mapeamento e alinhar o discurso para as eleições de 2016.
Na última semana, o ex-deputado federal e candidato a governador no Acre, o tucano Marcio Bittar, esteve em visita ao Mato Grosso do Sul. Bittar se reuniu com o presidente regional do PSDB, Marcio Monteiro e com o vice, deputado estadual Rinaldo Modesto, na sede do diretório estadual em Campo Grande.
Monteiro apresentou as ações que estão sendo realizadas em MS como os Encontros Regionais que contaram com a participação de políticos e lideranças de todas as 79 cidades; a implantação dos secretariados das Mulheres e Juventude em diversos municípios; a campanha “filie um por dia” do Tucanafro; o encontro “Desapega” do PSDB Mulher que promove a troca de roupas e abre espaço para discussões políticas; entre outros.
Conforme o presidente regional, o PSDB de Mato Grosso do Sul está ganhando mais musculatura política a cada dia de passa.
“Hoje nós estamos com um trabalho partidário intenso. Temos pré-candidato a prefeito na Capital e nas principais cidades do estado. Em linhas gerais posso afirmar que o PSDB de MS deve disputar as eleições em torno de 40 municípios, com grandes chances de vencer. Com a alteração da data limite para filiação (2 de abril de 2016), o partido incluiu uma nova estratégia no mapa: intensificar as chapas de pré-candidatos a vereador. Pela oposição a favor do Brasil”, declarou Monteiro.
Até o momento, o nome para disputar a prefeitura de Campo Grande nas eleições gerais de 2016 é o da vice governadora Rose Modesto. Em Dourados, o ex-deputado federal Marçal Filho que já foi tucano e recentemente voltou ao ninho, deve concorrer a vaga.
Na cidade de Três Lagoas o deputado estadual Ângelo Guerreiro é bem cotado, assim como em Corumbá, o ex-prefeito da cidade, Ruiter Cunha -que por uma questão ideológica rompeu com o PT – deve sair para a disputa como um dos favoritos pelo partido tucano. Também o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, que recentemente voltou a ninho tucano vai tentar a reeleição.
No último pleito em 2012, o PSDB elegeu 12 prefeitos nas urnas, mas atualmente contabiliza 16 executivos municipais em seus quadros.