PSDB – MS

PSDB lidera candidaturas no Centro-Oeste do país

Reinaldo Azambuja e o senador Aécio Neves/ Foto: divulgação
Reinaldo Azambuja e o senador Aécio Neves/ Foto: divulgação

Campo Grande (MS) – Com três governadores tucanos, o PSDB lidera o ranking no número de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador na região Centro-Oeste do país nas eleições deste ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 3.835 candidatos, o que equivale a 10,04% dos postulantes em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso – apenas em Brasília não ocorre eleição este ano. Ao todo, são 267 candidatos a prefeito, 122 a vice-prefeito e 3.446 a vereador. Nas eleições de 2012, o partido teve 3.453 candidatos, 382 a menos do que este ano.

No estado do Mato Grosso, governado pelo tucano Pedro Taques, o PSDB fica à frente também no número de candidatos aos três cargos, com 1.156 (11,38%). Em segundo e terceiro lugares, vêm PMDB e PSB com 919 e 884 candidatos respectivamente. Em Mato Grosso do Sul, comandado também por um tucano, o governador Reinaldo Azambuja, o partido lidera com 805 postulantes (11,14%) – PMDB aparece com 649 e PDT, 509. Já em Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo, a legenda desponta em segundo lugar, com 1.876 (9,01%) candidaturas – perdendo apenas para o PMDB, com 1.992.

Governadores Pedro Taques, Reinaldo Azambuja e Marconi Perilo/ Foto: divulgação
Governadores Pedro Taques, Reinaldo Azambuja e Marconi Perilo/ Foto: divulgação

Em Mato Grosso do Sul, o PSDB superou as expectativas e lança candidatos a prefeitos em 56 dos 79 municípios – 11 deles com chapa “pura”, ou seja, candidatos a prefeito e vice são tucanos. Também foram oficializadas 19 candidaturas a vice-prefeito, além de 730 a vereador.

Em Campo Grande, a disputa do PSDB à prefeitura será representada pela atual vice-governadora Rose Modesto. Professora de história e de origem humilde, a tucana foi a segunda vereadora mais votada na capital e autora das leis “Antibulling nas Escolas”, “Bolsa-universitária”, “Férias no Ceinf” e de proteção à mulher, como o “Botão do Pânico” e de “cirurgias reparadoras para vítimas de violência”. Ao lado do seu vice, o diretor-superintendente licenciado do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça (PR), Rose concorre na coligação “Juntos por Campo Grande”, que tem o apoio de oito partidos (PSDB, PMDB, PR, PSB, PDT, PRB, SD e PSL).

Além da capital, o PSDB contará com candidaturas próprias nas quatro maiores cidades do estado, como Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

MT

Dos 141 municípios de Mato Grosso, o PSDB também lidera as candidaturas no estado e lançará 74 candidatos a prefeito, 40 a vice-prefeito e 1.042 a vereador. Na capital Cuiabá, o candidato a prefeito é um antigo conhecido da cidade. Wilson Santos já foi prefeito em 2004 e se reelegeu em 2008 e agora tentará voltar à prefeitura ao lado do candidato a vice-prefeito, o vereador Leonardo Oliveira (PSB), pela coligação “Dante de Oliveira” – que contará ainda com o apoio do DEM, PPS, PV e PSD.

Para Wilson, o crescimento de candidaturas no Centro-Oeste se deve a dois fatores: o fortalecimento do partido após as eleições presidenciais em 2014 com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, e a descrença da população no PT, além do desejo de contribuir em seus municípios para minimizar os estragos da crise econômica instalada pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

“Além disso, a tradição do PSDB de governar os estados e municípios do Centro-Oeste. Perillo já teve quatro mandatos em Goiás, Dante [de Oliveira] governou Mato Grosso por dois mandatos e, agora, Pedro Taques pelo PSDB. Mato Grosso do Sul também é governado pelo partido com Azambuja. Sem contar que o PSDB foi o grande vencedor moral das eleições de 2014, perdeu ganhando com Aécio”, destacou o candidato tucano, que é deputado estadual e líder do governador tucano na Assembleia Legislativa.

Além da capital, o partido também terá candidatos a prefeito nos principais municípios do estado, como Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Barão de Melgaço, Sorriso, Rosário Oeste e Jaciara.

 

GO

O PSDB lidera o número de candidatos a prefeito em Goiás. Dos 246 municípios, o partido estará presente em 137 e outros 63 terão candidatos tucanos a vice-prefeito. Ao todo, serão 1.676 candidatos a vereador em todo o estado. Na capital Goiânia, o PSDB concorrerá a vice-prefeito com o vereador Thiago Albernaz ao lado do candidato a prefeito Vanderlan Cardoso (PSB). A coligação “Uma Nova Goiânia” contará com o apoio de 12 partidos (PSB, PSDB, PRB, SD, PHS, PSL, PP, PPS, PSC, PV, PMB e PSDC).

Segundo Albernaz, o PSDB-GO vem fazendo desde 2015 um trabalho articulado para estabelecer bandeiras e plataformas dos segmentos da Juventude, Mulher, Sindical e Tucanafro, além de instituir as prévias do partido, processo inédito no estado. “Isso fez com que a gente se fortalecesse e chegasse agora no processo eleitoral com um partido forte, unido e mobilizado em torno de todos os seus militantes”, explica.

Já o candidato a prefeito de Anápolis, o deputado estadual tucano Carlos Antonio, afirma que o crescimento do partido em Goiás se deve também à liderança do governador Marconi Perillo. “Ele consegue aglutinar forças, valorizando as lideranças já existentes no partido e também buscando novas lideranças políticas. Com isso, o PSDB continua crescendo no estado”, disse. Além de Anápolis, o PSDB terá candidaturas próprias a prefeito em outras seis maiores cidades no Estado: Aparecida de Goiânia, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade e Novo Gama.

Ver mais