
Campo Grande (MS) – O PSDB de Mato Grosso do Sul realizou nesta segunda-feira (26/6), o Workshop Liderança Inspiradora. O evento teve como objetivo a formação e orientação política às lideranças políticas femininas, entre elas as primeiras-damas, prefeitas e vereadoras tucanas e presidentes de diretórios municipais.
A abertura foi realizada pela presidente do PSDB Mulher, Eliana Rodrigues, que ressaltou a importância do engajamento das mulheres e a preocupação do secretariado em fornecer ferramentas para que as candidatas tucanas tenham êxito nas próximas eleições de 2018.
Os assuntos abordados foram às técnicas de planejamento, mídias sociais, estratégias de campanha, legislação eleitoral e eleições. Em seguida o partido promoveu o debate para troca de ideias entre as lideranças femininas do PSDB.
Durante o debate, a vice-governadora Rose Modesto, a deputada estadual Mara Caseiro, a prefeita de Iguatemi Patricia Margatto, a vereadora e ex-presidente do PSDB Mulher Vilma Felini relataram suas experiências e falaram sobre o sucesso profissional da mulher na vida política.
Para a vice-governadora Rose modesto é preciso promover uma mudança no sistema político com foco no trabalho de recuperação da esperança da população na política “O descrédito na representatividade popular tem feito com que as pessoas joguem todos os políticos na vala comum. Nós precisamos mudar isso e fazer com que as pessoas voltem a acreditar no sistema democrático. E isso só será possível se fizermos a diferença.”
A deputada estadual Mara Caseiro contou sua experiência como prefeita e a importância das primeiras damas na gestão municipal. Ela falou ainda sobre o empoderamento das mulheres na política e que é preciso ter coragem para assumir esse papel. “As mulheres além de serem mães, donas de casa, profissionais, precisam ter a coragem para atuar politicamente e fazer a diferença no lugar onde estão.”
Patricia Margatto lembrou que muitas vezes as mulheres relutam em aceitar o compromisso político partidário. “Não foi diferente comigo. Assumi o compromisso por acreditar não somente no partido, mas também que podia mudar a realidade do meu município.”
Segundo a vereadora Vilma Felini, a função de primeira-dama pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas. “Nós como primeiras-damas podemos fazer a diferença na realidade local. Quando fui primeira-dama tínhamos um projeto social que foi divulgado nacionalmente e assim fizemos a diferença com nossas ações”, pontuou. Vilma ainda mencionou que disputou as eleições para vereadora para preencher a cota, mas trabalhou para ser eleita e acabou como vereadora mais votada na história de Sidrolândia.
Conforme o presidente do ITV, Ricardo Senna, destacou a importância da realização de encontros e debates enaltecendo a figura da mulher dentro do partido e a necessidade de que se oportunize mais sua participação nas disputas. “A politica passa por importantes transformações e todas se convergem para a ampliação do espaço para novos projeto, novas ideias e com certeza mais oportunidades para a figura da mulher”, afirmou.
O presidente estadual do PSDB-MS, deputado federal licenciado e secretario de fazenda Marcio Monteiro mostrou seu reconhecimento e apoio as ações das mulheres. Marcio avalia que os políticos atuais vieram de uma sociedade preponderantemente machistas, mas os partidos políticos vem dando passos significativos para essa mudança e trabalhando ativamente para mudar essa realidade. “A participação das mulheres na política hoje é necessária e importante, mas o espaço precisa ser ocupado pela vontade política delas. Quando as mulheres se propõem a participar do processo eleitoral, administrar se mostra prioridade. E é justamente esse olhar de sensibilidade que tem feito surgir inúmeras melhorias na gestão publica. Vamos seguir apoiando para que cada vez mais mulheres ingressem na vida política e tenham voz para decidir os rumos do nosso país”, conclui o presidente.
Informações com assessoria